'Cuidada pelo Brasil inteiro', diz Gilberto Gil sobre recuperação da filha, Preta Gil
Cantora trata um câncer no intestino desde 2023 e realizou uma cirurgia para a retirada de tumores, além de ter colocado uma bolsa de colostomia definitiva
Gilberto Gil foi o homenageado da Noite da Aclamação em Salvador, na Bahia, e falou sobre a filha, Preta Gil, que enfrenta desde 2023 um câncer no intestino. "Estamos cuidando, embora ela seja cuidada pelo Brasil inteiro", disse, durante entrevista à Quem, publicada nesta quinta, 30.
"Ela tem o privilégio de ser querida por várias gerações, pelos mais novos, avós, pais", continuou o cantor. Ele, que também é pai de Bela, Marília, Maria, José, Nara, Bem e Pedro, expressou se sentir honrado com as conquistas da família.
"É um privilégio também ser um pai de família nesse sentido. A Preta, os irmãos, as mães desses meninos todos. Representamos com muita honra e muito garbo toda a família brasileira".
Entenda o caso de Preta Gil
A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.
À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.
Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.
Recentemente, Preta realizou uma cirurgia para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal. Confira o depoimento dela sobre o procedimento aqui.
