Cuidado, Davi: campeão do ‘Big Brother’ português gastou demais e ficou na miséria
Vencedor do ‘BBB24’ recebe críticas por ostentar luxo nas redes sociais enquanto o ídolo do reality luso vive sob efeito de remédios
No domingo, 30 de junho, aconteceu a final do ‘Big Brother’ português. A campeã, Inês Morais, recebeu do canal TVI 100 mil euros, equivalentes a R$ 595 mil. O prêmio é cinco vezes menor do que o recebido pelo vencedor do ‘BBB24’ da Globo, Davi Brito.
A ascensão do ex-motorista de aplicativo lembra a vitória do primeiro campeão do reality show em Portugal, Zé Maria, também chamado de Zé das Galinhas, em 2001.
Os dois foram subestimados por outros concorrentes, tiveram a inteligência questionada e sofreram preconceito pela origem humilde. Acabaram acolhidos pelo público e triunfaram.
O vencedor luso não suportou a pressão da fama, o questionamento sobre a sexualidade, o fracasso da tentativa de ser apresentador de TV e a perda de todo o dinheiro em gastança desenfreada. Desenvolveu transtornos psiquiátricos.
Em agosto de 2004, ele ameaçou se atirar da ponte 25 de Abril, em Lisboa, famigerada pelo alto número de suicídios. Foi salvo por policiais de trânsito. Dias depois, teve de ser socorrido ao andar nu perto de um rio.
“Ninguém está preparado para ser famoso de repente”, comentou a apresentadora das primeiras edições do ‘Big Brother’ no país, Teresa Guilherme.
Uma colega de programa de Zé Maria, Susana Almeida, deu outra explicação. “Éramos genuínos, puros. Não tínhamos maldade. Não tínhamos a noção da projeção do reality show.”
Zé Maria precisou ser internado em uma clínica para tratar a saúde mental. Hoje, aos 50 anos, mora na cidade natal, Barrancos, com menos de 2 mil habitantes. Ficou desempregado por muito tempo e depois trabalhou em um pequeno salão de beleza. Sobrevive com benefício do governo e sob efeito de antidepressivos.
No pós-‘BBB24’, Davi tem sido cobrado por parte da imprensa e nas redes sociais pelo estilo de vida caro exibido em postagens. Ele responde dizendo que o racismo faz as pessoas não aceitarem um negro usufruindo casa com piscina, carros e viagens.
O jovem tem o direito de aproveitar a vida, porém, deve tomar cuidado para não ter o mesmo destino de Zé Maria e outros campeões do ‘Big Brother’ que voltaram à estaca zero após torrar o prêmio. Entre eles, o cowboy Rodrigo Leonel, da 2ª edição, a babá Cida, da 4ª temporada, e o artista plástico Max, do ‘BBB9’. Dinheiro, como todos sabem, não aceita desaforo.