Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De plantador de tomates a ídolo sertanejo, Leonardo faz 50 anos

Com 20 anos de carreira e mais de 25 milhões de discos vendidos, o cantor que tem fama de mulherengo vive momento mais família e já é avô

25 jul 2013 - 08h16
(atualizado às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Emival Eterno da Costa, assim nasceu Leonardo. De jeito tímido e humor irreverente, esse goiano, que nessa quinta-feira (25) completa 50 anos, se tornou junto com o irmão Luís José da Costa, mais tarde Leandro, uma das maiores duplas de sertanejo romântico do Brasil.

Leonardo nasceu em Goianápolis, em Goiás, e é o quarto de oito irmãos. Ainda jovem, trabalhou com o pai e os irmãos na lavoura de tomates, onde entre uma colheita e outra entoava músicas de Chitãozinho & Xororó.

Diferente do irmão, que incentivado pelos amigos entrou para uma banda - Os Dominantes, que tocava sucessos de Roberto Carlos e Beatles -, Leonardo cantava somente no trabalho. Com o tempo, ele e Leandro começaram a ensaiar juntos e decidiram formar uma dupla, ideia que foi muito apoiada pela família. Partiram então para Goiânia para tentar a carreira musical.

Na capital, eles arrumaram emprego para conseguir sustento, Leonardo em uma farmácia e Leandro no mercado central, mas qualquer folguinha era dedicada aos ensaios da dupla. Nessa época, eles deixaram para trás os nomes de batismo, e adotaram os nomes pelos quais ficariam conhecidos no Brasil inteiro. A escolha se deu por acaso. Quando Leonardo soube que um colega de trabalho havia colocado os nomes Leandro e Leonardo nos filhos gêmeos que tinham acabado de nascer, ele não teve dúvida sobre o novo nome da dupla.

<p>Leonardo aparenta ser tímido, mas não perde uma piada</p>
Leonardo aparenta ser tímido, mas não perde uma piada
Foto: Divulgação

Em meio a pequenas apresentações que faziam, eles conseguiram assinar o primeiro contrato, que lhes rendia quatro salários mínimos, e a parir daí começaram a receber convites para apresentações em cidades vizinhas e em seguida na televisão. Conforme iam ficando mais conhecidos no interior de Goiás e Mato Grosso, gravaram (em 1984) o primeiro disco, com recursos próprios e ajuda de amigos, que era vendido nos bares onde cantavam.

A música Contradições gravada no primeiro disco começou a ficar conhecida, mas o sucesso da dupla veio mesmo com o hit Entre Tapas e Beijos, do terceiro disco. A partir daí a dupla passou a bater recordes, com sucessos como Pense em Mim, conquistando assim todo o Brasil.

No auge da carreira, perto de lançar o disco Um Sonhador, em junho de 1998, Leandro, que lutava contra um câncer de pulmão, não resistiu à doença e morreu em 23 de junho. Em 1999, Leonardo lançou seu primeiro CD solo, Tempo.

Pai de seis filhos, Pedro, Isabella, Jéssica, José Felipe, Matheus e João Guilerme, e avô de Maria Sophia (filha do primogênito), Leonardo acompanhou com angustia e esperança a recuperação do filho mais velho, Pedro Leonardo, que sofreu em abril de 2012 um grave acidente de carro, ficou em coma e permaneceu internado por quase três meses. “Hoje sou mais pé no chão, mais voltado para família”, disse o cantor no ultimo domingo (21), durante participação no programa Domingão do Faustão, que o homenageou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade