Despedida de Silvio Santos seguirá a tradição judaica: entenda como funciona
Apresentador, ícone da TV brasileira, morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após contrair H1N1
A despedida do apresentador Silvio Santos, que morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, não será aberta ao público. A expectativa é que o sepultamento ocorra no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, no domingo, 18, segundo a Folha de S.Paulo.
Enquanto a informação oficial não é divulgada, já se sabe que o sepultamento irá obedecer ao desejo do apresentador, assim como a sua religião, o judaísmo, ou seja, com uma cerimônia simples, breve e restrita à família.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Simples e breve
- O enterro na tradição judaica é feito preferencialmente dentro de 24 horas após a morte. Como Silvio morreu em um sábado, dia considerado sagrado para os judeus, deve-se esperar um dia para o sepultamento.
- O corpo do falecido é lavado, num processo de purificação, e envolto em uma mortalha simples, branca. Em muitos lugares, não há o uso de caixão, mas o uso do caixão é exibido segundo as normas sanitárias brasileiras. Assim, o caixão utilizado costuma ser simples: de madeira e sem adornos ou verniz.
- A cerimônia é simples e breve. Nela é recitada uma oração chamada Kaddish, em aramaico, pelos parentes mais próximos e líderes religiosos.
Pedras ao invés de flores
- As tradicionais coroas de flores utilizadas em muitos enterros de religiões ligadas ao cristianismo não são comuns na tradição judaica. Ao invés de flores, é comum colocar pedras no tumulo, pois elas simbolizam a permanência da memória.
Morte de Silvio Santos
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, morreu na madrugada deste sábado, Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, desde o dia 1º deste mês, para tratar um quadro de H1N1, subtipo da influenza A. A informação foi divulgada pelo SBT nas redes sociais.
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria", disse o SBT em post no X (antigo Twitter).
A causa da morte do apresentador foi em decorrência de broncopneumonia após infecção por H1N1, informou boletim médico divulgado pelo hospital.
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda", diz o documento.
Segundo a assessoria de imprensa do SBT, não haverá velório. Será realizada uma cerimônia judaica direto no cemitério, em data e local não informados.
Esse era um desejo do próprio Silvio Santos: "Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação a sua partida: ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”, explica a nota emitida pela família Abravanel.