Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DiCaprio e fundador da Amazon vão ajudar a recuperar áreas devastadas na Amazônia

11 fev 2023 - 15h54
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/National Geographic / Pipoca Moderna

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aproveitou a viagem para Washington nessa semana para manter encontros com organizações beneficentes durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao líder americano, Joe Biden. Ela fechou um acordo com os institutos de filantropia do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, e do ator Leonardo DiCaprio, para encabeçarem uma iniciativa de arrecadação financeira para recuperar as áreas degradas pelo garimpo ilegal na Amazônia.

Bezos e DiCaprio pretendem mobilizar outras entidades para captar recursos visando implantar uma ação de emergência em apenas 40 dias, período em que o governo estima ter liberado totalmente a área do garimpo. Além de expulsar garimpeiros e impedir que eles retornem para a região, Marina defende a necessidade de recuperar as áreas, que foram devastadas. É preciso descontaminar rios e mesmo pessoas. "Em algumas áreas, quatro de cada dez crianças estão contaminadas pelo mercúrio", disse a ministra.

A parceria é uma guinada na relação do governo de Jair Bolsonaro com ONGs e o ator Leonardo DiCaprio. O ex-presidente vivia criando polêmicas com DiCaprio, sempre que o americano criticava o desmatamento na Amazônia. Já o novo governo quer estimular os trabalhos de filantropia do astro de Hollywood na Amazônia.

Durante sua passagem pela capita americana, Marina ainda declarou que a decisão do governo dos EUA de aderir ao Fundo Amazônia foi um feito de "grande importância". Para ela, mais importante que os US$ 50 milhões anunciados pelo Casa Branca para o fundo, que muitos criticaram como uma quantia pequena, foi a chancela que os americanos dão para a iniciativa. Na avaliação da ministra, isso deve facilitar a entrada de fundos privados como os de Bezos que, diante do endosso americano, estarão mais dispostos a colaborar.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade