Diva Guimarães morre aos 85 anos no Paraná; famosos lamentam
Diva Guimarães ganhou notoriedade ao fazer um discurso emocionante sobre racismo e resistência
A professora Diva Guimarães, que emocionou o Brasil ao fazer um discurso emocionante sobre racismo e resistência durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2017, faleceu aos 85 anos no último sábado, 11.
A causa da morte não foi divulgada. Nas redes sociais, famosos lamentaram a perda. O ator Lázaro Ramos, que sempre destacou a relevância de Diva Guimarães, se manifestou sobre a morte. Em um post emocionado no Instagram, o marido de Taís Araujo agradeceu os ensinamentos da professora.
"Até o final, a sua presença me ensinou alguma coisa, como, por exemplo, a importância da amizade. Ver suas amigas com a senhora, lhe apoiando, te levando alegria e conforto até o fim, foi emocionante demais", escreveu ele em um trecho da publicação.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva também se pronunciou sobre a perda da professora com um post em seu perfil oficial no X, antigo Twitter.
"A professora que emocionou o país durante a Feira Literária de Paraty com a força do relato de sua trajetória, Diva Guimarães, faleceu neste sábado. Com 40 anos de magistério, Diva expôs o racismo que ainda persiste e precisa ter um fim. Ela deixa um legado de luta e ensinamentos que permanecerá vivo em seus alunos, familiares e admiradores, a quem presto minha solidariedade", disse ele.
Diva Guimarães ganhou destaque nacional durante a Flip ao compartilhar um relato pessoal, impactando quem estava presente, que, logo, viralizou nas redes sociais.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
A professora que emocionou o país durante a Feira Literária de Paraty com a força do relato de sua trajetória, Diva Guimarães, faleceu neste sábado. Com 40 anos de magistério, Diva expôs o racismo que ainda persiste e precisa ter um fim. Ela deixa um legado de luta e ensinamentos…
— Lula (@LulaOficial) January 12, 2025