Doença nos pés da rainha da Espanha atinge 150 mil pessoas por ano no Brasil
As mulheres são as mais afetadas pelo Neuroma de Morton e muitas ficam impossibilitadas de usar salto alto
Letizia da Espanha é considerada uma das mulheres mais elegantes da Europa.
Com 1,70m de altura, ela sempre usou saltos altos para não ficar tão mais baixa que o marido, rei Felipe VI, que tem quase 2 metros.
O hábito quase diário provocou intensas dores nos pés da rainha. Após uma investigação médica, foi diagnosticada com Neuroma de Morton.
Trata-se de uma doença que provoca o espessamento no tecido ao redor de nervos localizados no 3º e 4º metatarsos dos pés.
O aparecimento de um nódulo gera maior sensibilidade, incômodo e dor. Queimação e inchaço também fazem parte dos sintomas.
Entre os tratamentos está o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, bolsa de gelo, uso de calçados baixos e mais tempo de descanso aos pés. Casos mais graves exigem cirurgia.
A rainha Letizia está acostumada com o salto alto desde a época em que era apresentadora de telejornal, antes de conhecer o então príncipe Felipe. Agora terá de usar sapatos baixos e sapatilhas.
Nas últimas semanas, ela foi vista sem os tradicionais scarpins de seu visual cotidiano. Os fotógrafos a flagraram calçando mocassim, tênis e rasteirinha. Ícone fashion, a rainha espanhola deve lançar moda.