Eles trocaram o glamour da Globo por vida calma em Portugal
Cresce o número de atores e jornalistas que dão adeus à ‘emissora dos sonhos’ e ao Brasil
“Desta terra não quero nem o pó”, diz a rainha Carlota Joaquina ao atirar os sapatos ao mar, a bordo do navio que a levaria de volta a Portugal após tumultuada temporada no Brasil, em cena do filme Carlota Joaquina – Princesa do Brazil’(com z mesmo), obra de 1995 que marcou nova fase do cinema nacional.
Exatamente duzentos anos depois do desembarque da família real portuguesa em Lisboa, muitos brasileiros fazem o mesmo trajeto: deixam o Brasil rumo ao País que nos colonizou. Sem o esnobismo e a fúria da esposa de D. João VI, eles vão em busca de mais tranquilidade e segurança. Querem experimentar o aprazível estilo de vida europeu e viver em local onde a pandemia está controlada.
Os mais novos moradores da capital portuguesa são Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Partiram do Rio com os 3 filhos. Ele abriu mão de contrato com a Globo para ter liberdade artística e investir na carreira internacional. Ela deu um tempo no trabalho como apresentadora em produções no GNT a fim de se dedicar mais à família e ao conteúdo como influenciadora.
Quem está de malas prontas para fazer igual travessia é Tatiana Nascimento. A repórter e apresentadora pediu demissão na Globo depois de 26 anos no canal. Nos últimos tempos, ela participava no estúdio do RJTV e fazia matérias para o Jornal Nacional. “Estou saindo para nova aventura”, escreveu em e-mail aos colegas de redação.
Outra jornalista da emissora carioca a atravessar o Atlântico foi Flávia Freire. Ela fazia parte da equipe dos telejornais regionais em São Paulo. Em 2017, após quase duas décadas na empresa, se demitiu e foi embora para os arredores de Lisboa. Tornou-se empreendedora na área de estética.
O ator Marcello Antony também vive de um negócio sem ligação com a TV, onde fez carreira bem-sucedida em novelas da Globo. Há três anos em Cascais, ele administra de lá os imóveis no Brasil e uma hamburgueria aberta no Rio em sociedade com a mulher, a chef de cozinha Carolina Villar. O que era para ser apenas uma temporada em Portugal, para onde o galã foi fazer uma novela, virou projeto de vida. A grande família — são 5 filhos — quer continuar na Europa.
Luana Piovani também decidiu criar os 3 herdeiros, de sua união com o surfista Pedro Scooby, na pacífica Cascais. Após 2 anos e meio na região, a atriz se mostra feliz com a decisão de deixar o Brasil, onde vivia sob o medo da violência, no Rio. Famosa em Portugal por suas atuações em novelas, séries e filmes exibidos no País, ela faz trabalhos na teledramaturgia das emissoras locais.
A lista de atores que foram para terras lusas tem também Tássia Camargo, Leonardo Vieira, Miguel Thiré, Joana Balaguer e Fabiano Miranda, todos com atuações reconhecidas na Globo. Nas redes sociais, eles se mostram realizados, mesmo aqueles que não seguiram carreira artística em Portugal.