Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eliane Giardini consegue reviravolta no Supremo após quase perder casa

Com o risco de perder a casa por dívidas da Receita Federal, a atriz Eliane Giardini conseguiu uma reviravolta no STF.

14 abr 2025 - 17h58
Compartilhar
Exibir comentários

No início do mês, Eliane Giardini corria o risco de perder a casa, localizada no Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, devido a uma multa milionária da Receita Federal. A multa, no valor de R$ 3,5 milhões, fazia parte de uma série de autuações. Inclusive, atingiu outros atores, como Christiane Torloni, Malvino Salvador, Dani Calabresa, Deborah Secco, Mateus Solano, Reynaldo Gianecchini e Gabriel Braga Nunes. Segundo informações, a irregularidade estaria na forma como esses artistas firmaram contratos com emissoras e produtoras por meio de pessoas jurídicas, prática comum no meio artístico.

Eliane Giardini consegue reviravolta no Supremo após quase perder casa
Eliane Giardini consegue reviravolta no Supremo após quase perder casa
Foto: Reprodução/Instagram / Famosos e Celebridades

Assim, a Receita entendeu que essas contratações configuravam uma relação de trabalho disfarçada, com o objetivo de reduzir a carga tributária. Por isso, determinou a cobrança do Imposto de Renda como se os artistas fossem pessoas físicas. Ou seja, aplicando a alíquota máxima de 27,5%. Além disso, somou uma multa punitiva de 150% e juros retroativos corrigidos pela Selic dos últimos cinco anos. Em entrevista, o advogado Leonardo Antonelli, que defende Eliane Giardini e outros artistas autuados, explicou que muitos tiveram bens apreendidos como garantia das cobranças.

No entanto, na última semana, as duas turmas do Supremo Tribunal Federal analisaram os casos e decidiram anular as cobranças feitas pela Receita, em uma decisão histórica que abre precedente. Agora, os advogados estudam medidas para responsabilizar o Estado pelos danos. Segundo o portal IstoÉ, existe a possibilidade de que alguns artistas entrem com ações de ressarcimento. No meio artístico, a decisão do STF foi celebrada como uma reviravolta significativa.

Famosos e Celebridades
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade