José de Abreu, também conhecido como Zé de Abreu, publicou uma série de tuítes em que critica o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirmando que é o novo "presidente do Brasil".
O ator alterou o nome de seu perfil para "José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil", e sua descrição para "O Brasil ao lado de todos, nem acima, nem abaixo. Nossa bandeira jamais será laranja".
"Acabei de me proclamar presidente do Brasil. Quem me apoia? Estou na Grécia e assumo dia 8 de março, no Galeão. A partir de hoje eu sou o autodeclarado presidente do Brasil. Igual fizeram na Venezuela. Lula está nomeado chefe da Casa Civil, Militar e Religiosa", afirmou nesta terça-feira, 26.
Entre suas 'ações', José de Abreu afirma que pretende "indultar Lula", que ganharia também o cargo de ministro da Cultura: "o brasileiro com mais títulos de doutor na história".
Para o seu 'ministério', Zé de Abreu elencou nomes como Maria do Rosário, Fernando Haddad, Eduardo Suplicy, Jean Wyllys e Dilma Rousseff. O ator ainda chamou o juiz Sérgio Moro de "traidor da pátria" e Juan Guaidó de "Anti Venezuela".
Zé também afirmou que gostaria de proibir a "obrigatoriedade do hino em todo território nacional" e que, em seu suposto governo, os bancos "terão que pagar impostos correspondentes a 99% de seu lucro".
Confira abaixo os tuítes postados por José de Abreu:
Agostinho - 'A Grande Família' - Interpretado por Pedro Cardoso, Agostinho Carrara tentou se lançar como candidato a deputado estadual pelo Partido da Grande Família Brasileira. No episódio 'Não Vote Em Mim', chegou a participar de um 'debate' com outro candidato da região, Jamil (Chareles Fricks).
Foto: Blenda Gomes / TV Globo / Divulgação / Estadão
Reginaldo - 'Senhora do Destino' - Vivido por Eduardo Moscovis, Reginaldo era vereador e queria ser prefeito de Vila São Miguel, caso o distrito conseguisse sua emancipação. Tinha sonho de alçar voos mais altos, tornando-se deputado federal, governador, senador e presidente.
Foto: João Miguel Júnior / TV Globo / Divulgação / Estadão
Odorico Paraguaçu - 'O Bem Amado' - O personagem também foi vivido por Marco Nanini em versão mais recente, em filme sobre a obra, lançado em 2010.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Roberto Caxias - 'O Rei do Gado' - Em uma de suas cenas mais icônicas, o personagem fazia um discurso emocionado sobre os sem-terra para um plenário vazio. De início, ainda haviam três colegas escutando-o: um dormindo, outro lendo jornal e um último falando ao celular. Ao fim de sua fala, ia às lágrimas enquanto questionava: "Até quando?". Diversos senadores criticaram a cena que foi ao ar na época.
Foto: Reprodução de 'O Rei do Gado' (1996) / TV Globo / Estadão
'Fera Ferida' - A trama era cheia de personagens envoltos na vida pública de Tubiacanga: Tarcísio Meira era Feliciano Mota da Costa, ex-prefeito, assim como Odilon Wagner, o Weber. José Wilker era o prefeito vigente, Demóstenes Maçaranduba de Pinho, acompanhado por seu vice, Guilherme Bentes, vivido por Rubens Caribé.
Foto: Reprodução de 'Fera Ferida' (1994) / TV Globo / Estadão
Lucas Cantomaia - 'Eu Prometo' - Francisco Cuoco interpretava o deputado Lucas Cantomaia na trama cujo nome já remetia ao mundo das promessas políticas. Na própria abertura da novela, era possível ver o personagem abraçando crianças, comendo marmita ao lado de trabalhadores, entre outras cenas típicas de uma campanha.
Foto: Reprodução de 'Eu Prometo' (1983) / TV Globo / Estadão
Severo Toledo Blanco - 'O Salvador da Pátria' - Vivido por Francisco Cuoco, era um deputado federal constituinte, renomado na região após ter construído uma carreira como prefeito de Tangará e deputado estadual.
Foto: Reprodução de 'O Salvador da Pátria' (1989) / TV Globo / Estadão
Florindo Abelha - 'Roque Santeiro' - O prefeito Florindo Abelha, o Seu Flô, era vivido por Ary Fontoura e era conhecido por ser dono da melhor barbearia da cidade, de onde inclusive despachava. Na foto, à esquerda, ao lado do fazendeiro Sinhozinho Malta, fazendeiro influente na política da cidade.
Foto: Reprodução de 'Roque Santeiro' (1985) / TV Globo / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Acabei de me proclamar Presidente do Brasil. Quem me apoia?
A partir de hoje eu sou o auto-declarado Presidente do Brasil. Igual fizeram na Venezuela. Lula está nomeado chefe da casa civil, militar e religiosa do Brasil.
Outra coisa: Moro será declarado TRAIDOR DA PÁTRIA e terá a mesma sentença que deu a Lula multiplicada por dez. Passará o resto da vida na cadeia fazendo PowerPoint com Dalagnol.
Minha primeira nomeação sera a @lolaescreva como Ministra das Relações Sociais, que abrangerá tudo que diz respeito às mulheres e aos direitos das minorias.
Suplicy sera nomeado Ministro do Bem, cuidará de tudo que diz respeito aos menos favorecidos. E seu programa de Renda Mínima será implantado imediatamente.:
Brasilia será transformada em cidade turística, onde todos os brasileiros poderão brincar de deputados federais, senadores e Ministros do Supremo. Sem direito a voto.
O Ministério da Educação será de Paulo Freire, in memoriam, representado por um colegiado de professores escolhidos por competência e com a participação dos que recebem os mais baixos salários.
Indultar Lula. Mudar a Previdência para Juizes, promotores, procuradores e militares. Acabar com as pensões das filhas casadas e que fingem ser solteiras, como a Maitê Proença. https://t.co/DHPAuGQUoO
Ja temos Lula, Dilma, Amorim, Freixo, Boulos, Manuela, Maria do Rosario, Suplicy… Faltam alguns ministros. Como Presidente alternativo, aceito alternativas!
A partir do primeiro dia do meu governo os bancos terão que pagar impostos correspondentes a 99% de seus bilhões de lucro, dirigidos exclusivamente à Educação e Saude publicas.
O Hino Nacional só será cantado por iniciativa dos brasileiros em qualquer tipo de solenidade sendo proibida sua obrigatoriedade em todo Território Nacional.
Fica terminantemente proibida a pintura em branco (ou qualquer outra cor) de guias e tronco de árvores por qualquer membro das Forças Armadas. Mesmo os membros mais ativos, como coronéis e generais.
Ser Presidente cansa. Aqui no exílio já são 4:54. Amanhã tem mais. Boa noite, meu povo. Seu presidente não os decepcionará! Avante! O Brasil ao lado de todos, nem acima nem abaixo. Nossa bandeira jamais sera laranja!
Meus caros concidadãos, vamos dormir! Amanhã será um dia de luta para incrementar a presidência. Boa noite. Fiquem em paz. E, se der, façam sexo antes.
Bom dia, Brasil. Aqui é o Presidente AutoProclamado da República. Continuemos nossa luta levantando sugestões factíveis ou não para nosso país. Humor, ironia, paixão e tesão são absolutamente indispensáveis. 1/2
Volto para comemorar minha primeira vitória como Presidente Autoproclamado da República. Ontem desautorizei o Ministro Colombiano da Educação e hoje ele me obedeceu. "O Brasil ao lado de todos" https://t.co/hJUB12LuMU
As postagens feitas por José de Abreu dividiram opiniões nas redes sociais. Boa parte dos internautas criticaram a postura do ator, enquanto outros elogiaram a brincadeira. Confira algumas das reações abaixo:
José de Abreu, aquele ator q, vez por outra comete gestos tresloucados, tipo cuspir e xingar as pessoas, querendo fazer gracinha c a deplorável situação da Venezuela, declarou-se Presidente do Brasil.
Zé do Breu devia recolher à sua insignificância política.