Estilista ganha funeral parecido com desfile de moda após sepultamento em sigilo
Vivienne Westwood teve o desejo atendido de ser enterrada sem que nenhuma foto vazasse à imprensa
A jornalista de moda Lilian Pacce, que apresentou o extinto ‘GNT Fashion’, estava na lista de convidados do ‘memorial’ a Vivienne Westwood, em Londres, nesta quinta-feira (16).
A lendária estilista, famosa pela alma punk, morreu em 29 de dezembro aos 81 anos. Foi sepultada alguns dias depois em cerimônia reservada a parentes na vila de Tintwistle. A imprensa não conseguiu registrar o momento, algo raro quando se trata de uma celebridade.
Agora, o viúvo, Andreas Kronthaler, 57 anos, também designer de moda, decidiu homenageá-la reunindo os amigos na Catedral de Southwark para um funeral sem o corpo.
Compareceram ícones das passarelas como a top model Kate Moss. A estilista e ex-Spice Girl Victoria Beckham marcou presença, assim como a atriz Helena Boham Carter, de ‘The Crown’. Entre os cantores estava Paloma Faith.
Todos se vestiram como se fossem a um desfile. Alguns com peças criadas pela própria Vivienne Westwood, considerada a maior transgressora da moda, sempre provocativa contra o sistema.
Por sua obra ímpar capaz de projetar a Grã-Bretanha nos quatro cantos do planeta, a estilista recebeu o título de ‘dame’ (dama) da rainha Elizabeth. Ela deixou uma fortuna avaliada em 50 milhões de dólares, cerca de R$ 260 milhões.
Parte do dinheiro será destinado à fundação criada pela designer. Entre as causas defendidas por ela estava o combate aos efeitos do aquecimento global.
Pouco antes de morrer, já acamada devido a um câncer, Westwood gravou um vídeo exibido na Cop27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada no Egito, em novembro, com a presença de Lula e Marina Silva.
“Nós estamos cortando nosso oxigênio. O que resta no planeta deve ser preservado por todos”, disse Vivienne na gravação. Foi a última imagem dela com vida divulgada ao público.