Ex-apresentador da BBC abusou de 60 pessoas, diz inquérito
Jimmy Savile havia recebido pelo menos 10 queixas de vítimas desde 1972
O falecido apresentador da BBC Jimmy Savile, alvo de diversas polêmicas durante sua carreira, abusou de 60 pessoas no hospital Stoke Mandeville, segundo inquérito. Savile arrecadava fundos para o local e tinha livre acesso aos quartos.
Siga Terra Diversão no Twitter
Desde 1972, 10 pessoas se queixavam de terem sido abusadas sexualmente pelo apresentador, mas elas nunca foram levadas a sério. Uma das vítimas incluía uma garota de 8 ou 9 anos estuprada 10 vezes por Savile quando ela visitou o hospital.
O relatório, feito pela Dr. Androulla Johnstone e Christine Dent, descreve Jimmy como "um predator oportunista que também podia planejar o ataque em suas vítimas". A investigação ainda descobriu que dos 60 atacados, foram 19 pacientes, 13 visitantes de pacientes, 11 visitantes que levantavam fundos para o hospital, 6 outros visitantes e 2 voluntários. Onze das vítimas eram menores de 16 anos.
O relatório também mostrou que o trabalho de caridade de Jimmy para reconstruir o hospital foi incentivado por Margaret Thatcher, então primeira-ministra. Segundo Jeremy Hunt, ministro da Saúde, a influência de Savile como celebridade fez com que suas ações não fossem confrontadas da maneira correta.
Savile foi apresentador da BBC britânica da década de 60 até os anos 90, sendo uma das figuras mais populares do Reino Unido.