PUBLICIDADE

Famoso por 'Rambo' e 'Rocky', Sylvester Stallone faz 68 anos

Comemorando 68 anos de idade neste domingo (06), o ator, diretor e roteirista Sylvester Stallone é responsável por escrever e atuar em histórias de sucesso ao longo de mais de 40 anos de carreira, como 'Rocky', 'Rambo' e 'Os Mercenários'

6 jul 2014 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Sylvester Stallone
Sylvester Stallone
Foto: BangShowBiz / BangShowBiz

Com mais de 40 anos de sucesso no cinema, Sylvester Stallone está comemorando seus 68 anos neste domingo (06). O ator, diretor e roteirista é responsável por dar vida à dois grandes ícones, o lutador Rocky e o soldado Rambo. Mais recentemente, Stallone criou outra série de sucesso, Os Mercenários, provando que, apesar da idade, o ator ainda consegue dar conta de gravar filmes repletos de explosões e brigas.

Sylvester Gardenzio Stallone nasceu no dia 06 de julho em Nova Iorque, Estados Unidos. No início dos anos 70, Stallone começou a sua carreira interpretando pequenos papéis em filmes como O Garanhão Italiano (1970), Klute, O Passado Condena (1971) e a comédia dirigida por Woody Allen, Bananas (1971). Ao lado de Henry Winkles, o ator ganhou destaque ao interpretar um dos personagens centrais do longa Os Lordes de Flatbush (1974). Outras oportunidades menores no cinema e na televisão também surgiram antes de Stallone dar vida ao seu primeiro grande personagem e ídolo de uma geração de fãs. 

O surgimento de Rocky Balboa

Uma das cenas mais famosas de 'Rocky' é a corrida nos 72 degraus de pedra na entrada do Museu de Arte da Filadélfia
Uma das cenas mais famosas de 'Rocky' é a corrida nos 72 degraus de pedra na entrada do Museu de Arte da Filadélfia
Foto: Reprodução

Com o objetivo de ser reconhecido também como roteirista, Stallone se inspirou na luta de 1975 entre Muhammad Ali e Chuck Wepner para escrever sua primeira história de sucesso. Em apenas três dias, escreveu o roteiro de um longa a respeito de um lutador que havia conquistado a chance da sua vida e iria lutar pelo cinturão dos peso-pesados. Após ser recusado por diversos estúdios, Rocky – Um Lutador (1976) se tornou um sucesso de bilheteria, foi nomeado para dez Academy Award, venceu os prêmios de Melhor Filme do Ano, Melhor Diretor e Melhor Edição e iniciou uma das séries de maior sucesso da história do cinema.

Antes de colocar as luvas de Rocky Balboa novamente, Stallone participou de F.I.S.T (1978) e A Taberna do Inferno (1978). Com o fracasso dos dois filmes, o ator decidiu ressuscitar o boxeador em Rocky II – A Revanche (1979). Apesar de não ter se tornado o sucesso de seu antecessor, o filme conseguiu uma boa bilheteria. Em Os Falcões da Noite (1981) e Fuga Para a Vitória (1981), Stallone falhou novamente em conquistar os fãs com histórias inéditas e, mais uma vez, buscou sucesso em Rocky III – O Desafio Supremo (1982), que contou com a participação do ator Mr. T. O filme conseguiu superar a venda de ingressos de Rocky – Um Lutador e abriu caminho para outro grande personagem de sucesso.

Rambo e Rocky IV

<p>Sylvester Stallone como Rambo em 'Rambo IV'</p>
Sylvester Stallone como Rambo em 'Rambo IV'
Foto: Reprodução
Rambo – Programado Para Matar (1982) foi uma adaptação para o cinema do livro de David Morrell e contou com Stallone no papel do protagonista e soldado John Rambo. O sucesso do filme fez com que a sequência fosse lançada alguns anos depois e Rambo II – A Missão (1985) consagrou Stallone como um dos principais atores dos anos 80.

Aproveitando o sucesso que Rambo havia proporcionado para sua carreira, Stallone viu uma oportunidade para trazer Rocky Balboa à ativa mais uma vez. Em Rocky IV (1985), o boxeador deve defender o orgulho americano contra uma ameaça soviética retratada na forma de um lutator Russo chamado Ivan Drago, interpretado por Dolph Lundgren.

Na época, o ator participou de outros filmes como Stallone Cobra (1986), Falcão – O Campeão dos Campeões (1987) e Tango e Cash – Os Vingadores (1989). Rambo III também foi lançado em 1988 e o quinto capítulo da história de Rocky Balboa em 1990. Após estes filmes, Stallone entrou em um período de pouco sucesso que durou longos 15 anos.

Decadência

De 1990 até 2005, Stallone participou de filmes como O Demolidor (1993), Risco Total (1993), Cop Land (1997), Alta Velocidade (2001) e Pequenos Espiões – 3D: Game Over (2003). O ator também emprestou sua voz para o longa de animação Formiguinhaz (1998). Nenhum dos filmes protagonizados ou escritos por ele durante esses anos conseguiu se destacar e chamar a atenção de seus fãs, fazendo com que sua carreira fosse levemente abalada. 

Para reconquistar seu sucesso, Stallone contou com a ajuda mais uma vez dos seus dois personagens mais conhecidos. Os filmes Rocky Balboa (2006) e Rambo (2008) comprovaram que todos esses anos longe do cinema não afetaram o sucesso e força dos heróis. Apesar disso, o retorno definitivo de Stallone só teria efeito em 2010 quando começou a reunir grandes nomes dos filmes de ação para um novo projeto.

Os Mercenários

Os Mercenários 2
Os Mercenários 2
Foto: Divulgação

Com uma equipe de atores de força e peso, como Jason Statham, Jet Li, Terry Crews e Bruce Willis, Stallone deu início a uma série inédita de sucesso. Os Mercenários (2010) tornou-se o filme mais assistido nos cinemas americanos no final de semana de sua estreia e recebeu uma sequência em 2012. Os Mercenários 2 aumentou a equipe de soldados e trouxe Jean-Claude Van Damme, Arnold Schwarzenegger e Chuck Norris para o elenco.

Sylvester Stallone não aparenta ter planos para se aposentar das telonas. Com estreia prevista para agosto de 2014, Os Mercenários 3 irá estrelar outros grandes nomes, como Wesley Snipes, Antonio Banderas, Mel Gibson, Harrison Ford e Ronda Rousey, lutadora de MMA e atual campeão de peso-galo feminino do UFC. Também foram confirmados, mas sem data de estreia os filmes Os Mercenários 4 e Creed, um spin-off de Rocky no qual o ator dará vida mais uma vez à Rocky Balboa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade