Famosos reagem à morte do diretor Aderbal Freire-Filho, marido de Marieta Severo
O artista morreu nesta quarta-feira, 9, no Rio de Janeiro; ele sofria com sequelas de um AVC desde 2020
Diversos artistas lamentaram a morte do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, nesta quarta-feira, 9, aos 82 anos. O também ator e apresentador estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Ele sofria complicações de saúde, desde que sofreu um acidente vascular cerebral em 2020.
"Ficamos mais órfãos, mas pra sempre inspirados! Obrigado, príncipe suave e sábio dos nossos tablados", escreveu o ator Matheus Naschtergaele, em uma publicação no Instagram.
A atriz Marieta Severo, com quem Freire-Filho era casado, ainda não se manifestou publicamente sobre a perda. Os dois estavam juntos há 20 anos, e viviam em casas separadas até o AVC do diretor. Em 2020, ele se mudou para a casa de Marieta para ficar sob os cuidados da atriz.
Veja reações nas redes sociais:
Trajetória de Aderbal Freire-Filho
Ele era conhecido por suas montagens ousadas. Aos 13 anos, ele começou a atuar em grupos amadores em Fortaleza (CE), sua cidade natal. O artista chegou a se graduar em Direito, mas não exerceu a profissão. Em 1970, ele estreou seu primeiro trabalho como ator em 'Diário de um Louco', de Nikolai Gogol. A peça era encenada em um ônibus que percorria as ruas da capital fluminense.
Já em 1973, o diretor foir esponsável pela criação do Grêmio Dramático Brasileiro, que deu origem à peças como 'Um visitante do alto', de Roberto Athayde, e 'Réveillon', de Flávio Márcio.
Ele também foi professor na renomada escola dramática Casa das Artes de Laranjeiras, na Escola de Teatro Martins Pena e na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).