Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fátima Bernardes lembra diagnóstico de câncer no endométrio: 'Já sabia que tinha alguma coisa'

Apresentadora descobriu câncer em 2020 graças a exames de rotina, e explica que fez cirurgia para retirada apenas quatro dias depois de receber o diagnóstico

26 mar 2025 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários

Fátima Bernardes recordou do momento em que descobriu um câncer no endométrio, em 2020. A jornalista e apresentadora participou do podcast Prosperidade 360º, da cantora Luiza Possi, e explicou como recebeu o diagnóstico, que na época a surpreendeu.

A descoberta da doença foi em dezembro de 2020, quando Fátima, hoje com 62 anos, fazia exames de rotina. Ela conta que foi acompanhar uma das filhas na ginecologista, e a médica, que atendia ambas, acabou passando para ela os pedidos de alguns exames. "Eu estava fazendo uma reposição hormonal e ela estava achando que o meu endométrio estava um pouco espesso", explica. "Ela mudou a rotina dos hormônios e falou: 'Nessa ultrassonografia deve diminuir'. Estava no limite."

Depois disso, Fátima fez uma segunda ultrassonografia, quando foi diagnosticado que o tamanho do endométrio não havia se alterado. A apresentadora então passou por uma histeroscopia, um procedimento que permite visualizar o interior do útero. Durante o procedimento, o médico resolveu colher material e pedir uma biópsia.

"É um exame bem chato e eu tive todos os problemas que pode ter. É a tal da crise vagal, eu tive desmaio, calafrio, taquicardia. E aí esse médico é muito engraçado, é um cara que é muito conceituado, ele falou: 'Você tem o útero introvertido, e não estou vendo uma areazinha aqui (...) Vou falar com a sua médica porque eu já sei que daqui a seis meses (...) ela vai querer fazer tudo de novo, então vamos fazer no hospital'."

Segundo a jornalista, a surpresa veio quando recebeu uma mensagem da sua médica com o resultado dos exames, e notou uma diferença no seu tom de voz. "Ela normalmente, quando eu fazia os exames, me deixava recado e dizia assim: 'Fátima, recebi. Está tudo ótimo, quando puder me liga'. Nesse dia ela falou assim: 'Fátima, quando puder me liga'. Eu já sabia que tinha alguma coisa."

Como o diagnóstico aconteceu cedo, Fátima contou que realizou a cirurgia para a retirada do tumor apenas quatro dias depois do resultado dos exames. Atualmente curada, ela aproveita para incentivar outras mulheres a realizarem exames preventivos.

Na época, Fátima comunicou um afastamento do trabalho e agradeceu ao namorado, Túlio Gadêlha: "Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros", escreveu no Instagram, na ocasião.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade