Fernanda Montenegro entra na Academia Brasileira de Cinema
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais concedeu o título de Sócios beneméritos para a atriz Fernanda Montenegro, o cineasta Walter Lima Jr. e o diretor Ruy Guerra.
"Eu estou muito orgulhosa de pertencer a esta Academia e muito feliz de estar com essas duas personalidades. É a história do nosso cinema no século que passou. O que nos une profundamente é a memória que nós temos do que vivemos. É uma honra ser chamada para esse cargo. Muito obrigada", disse Fernanda Montenegro em nota à imprensa.
"Lisonjeado e feliz. Parabéns aos meus tão nobres companheiros de Academia", disse com mais economia o experiente Ruy Guerra.
"Muito honrado com o convite da Academia e feliz pelo reencontro com meus pares", resumiu ainda mais Walter Lima Jr.
Fernanda Montenegro é a única atriz brasileira que já foi indicada ao Oscar (por "Central do Brasil" em 1999), Ruy Guerra tem dois Ursos de Prata do Festival de Berlim, por "Os Fuzis" (1964) e "A Queda" (1978), e Walter Lima Jr. foi premiado no Festival de Veneza por "A Ostra e o Vento" (1997).
Ao integrar o quadro de sócios, os três passam a votar na eleição dos melhores do ano no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, espécie de Oscar nacional, que acontece sempre com grande defasagem em relação às premiações internacionais por ser realizado no terceiro trimestre.
Neste ano, o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi o filme "Marighella".