Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernanda Torres enfrentará obstáculo que desanimou a mãe a ter carreira nos EUA 

Visibilidade em premiações abre caminho para a atriz vencedora do Globo de Ouro, mas é preciso ter cuidado com as ofertas de trabalho

7 jan 2025 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários

Quando Fernanda Montenegro se projetou no exterior com ‘Central do Brasil’, em 1998, vencendo prêmios importantes e sendo indicada ao Oscar, imaginou-se no Brasil que ela iniciaria uma carreira internacional. 

A atriz, então com 68 anos, recebeu vários convites para filmes e produções de TV nos Estados Unidos. O problema era o perfil das personagens: sempre latinas estereotipadas sob o olhar dos roteiristas estrangeiros. 

“... o lugar no qual cabe uma latino-americana em um filme americano”, disse a veterana à agência Efe, em 2009, criticando a desvalorização dos povos latinos em Hollywood. 

Nesses 28 anos desde a consagração de ‘Central do Brasil’, muita coisa mudou. A indústria cultural norte-americana está mais inclusiva, porém, atores latinos em geral ainda enfrentam dificuldade de conseguir protagonismo sem recorrer a caricaturas. 

A colombiana Sofia Vergara, por exemplo, se tornou uma estrela com o seriado ‘Modern Family’ ao reforçar as características que um norte-americano espera de uma latina: sensualidade à flor da pele, humor brejeiro e certa extravagância. 

Destaque no audiovisual ‘made in USA’ a partir da década de 1980, Sonia Braga também precisou se submeter a papéis padronizados ao gosto dos gringos. Em ‘Sex And The City’, viveu uma artista plástica brasileira que ensinava Samantha (Kim Cattrall) a fazer sexo oral entre mulheres, enfatizando a hipersexualização das mulheres abaixo do Equador. 

Alçada ao estrelato com 'Ainda Estou Aqui', Fernanda Torres terá de avaliar com cuidado as ofertas de trabalho. A tentação de entrar para a TV e o cinema norte-americanos será grande, mas não pode ser maior do que a coerência nas escolhas.

Sua bela carreira não precisa de papéis a serviço do reforço de preconceitos culturais. Dona Fernanda Montenegro agiu certo ao recusar o deslumbramento e não cair na armadilha.

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres: a sensatez da mãe deve nortear a filha ao avaliar propostas de trabalho nos Estados Unidos
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres: a sensatez da mãe deve nortear a filha ao avaliar propostas de trabalho nos Estados Unidos
Foto: Divulgação/TV Globo
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade