Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fundador da Rolling Stone é destituído do Rock and Roll Hall of Fame após entrevista polêmica

Jann Wenner comandou a Rolling Stone durante cinco décadas antes de se afastar em 2019

17 set 2023 - 00h08
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: YouTube/HBO / Pipoca Moderna

O jornalista Jann Wenner, fundador da revista Rolling Stone, foi destituído de sua posição no conselho diretor da Rock and Roll Hall of Fame Foundation após declarações polêmicas numa entrevista ao The New York Times, publicada na sexta-feira, 15. A decisão deste sábado, 16,  contou com apenas um voto dissidente, atribuído ao empresário de Bruce Springsteen, Jon Landau.

Wenner é co-fundador da Rock and Roll Hall of Fame Foundation, criada em 1993 com o objetivo "promover o rock & roll como um aspecto cultural da vida e sociedade modernas". Sua remoção ocorreu após falas consideradas racistas e misóginas.

Entrevista polêmica

Na entrevista que levou à sua destituição, ele promovia seu novo livro "The Masters", que traz conversas com sete figuras notáveis do rock: Mick Jagger, Bob Dylan, John Lennon, Bruce Springsteen, Bono, Jerry Garcia e Pete Townsend. Questionado pelo The New York Times sobre a ausência de mulheres e artistas negros no livro, Wenner argumentou que as mulheres do rock não eram "suficientemente articuladas neste nível intelectual". Ele utilizou um argumento similar para excluir artistas negros. "Quero dizer, eles simplesmente não se articulavam naquele nível", mencionou.

Não bastasse a falta de diversidade e a defesa de homens brancos como os verdadeiros "filósofos do rock", na mesma entrevista Wenner admitiu que permitiu que seus entrevistados editassem as transcrições de suas conversas, uma prática que fere a ética jornalística.

Logo após a publicação da entrevista, Wenner enfrentou críticas significativas nas redes sociais, incluindo de outros jornalistas.

Histórico

Jann Wenner comandou a Rolling Stone durante cinco décadas antes de se afastar em 2019. A atual proprietária da revista é a Penske Media, que adquiriu 51% da publicação em 2017 e os 49% restantes em 2020.

Wenner já enfrentou acusações anteriores de favorecimento em sua cobertura de artistas e até nas seleções para o Rock and Roll Hall of Fame.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade