Gabriela Duarte consegue deixar Israel com os filhos após início da guerra
Atriz estava em Tel Aviv, mas conseguiu viajar a Praga; cantora gospel Gabriela Rocha também conseguiu sair do país
Nesta segunda-feira, 9, a atriz Gabriela Duarte informou que conseguiu deixar Israel com os filhos. Ela publicou stories no Instagram mostrando que havia conseguido um voo até Praga. "Todos bem e em segurança", escreveu.
A artista contou que estava em Tel Aviv desde sexta, 6. No sábado, 7, líderes do grupo Hamas começaram um ataque sem precedentes ao país, que declarou guerra. Mais de mil mortos e 4 mil feridos já foram contabilizados.
"O primeiro míssil eu ouvi do hotel que eu estou às 6h30 da manhã", contou a atriz em um vídeo publicado no Instagram no domingo, 8. Gabriela definiu a situação como "triste, grave e complicada" e disse que havia marcado a viagem a Israel há muitos anos para que os filhos conhecessem mais da cultura do pai, que é judeu.
Gabriela Rocha também consegue deixar Israel
A cantora gospel Gabriela Rocha, que também estava em Israel durante o início dos ataques, conseguiu deixar o país. No domingo, 8, ela publicou um story informando que teve sucesso em chegar até o aeroporto e embarcar para o Brasil.
"Nosso coração ainda fica aqui, porque ainda tem muitos amigos queridos tentando voltar para as suas casas. A grande maioria dos voos foram cancelados", contou ela, que disse que havia viajado pela primeira vez até Israel.
Na segunda, 4, a artista mostrou que estava em uma escala em Porto e, depois, seguiria para o Rio de Janeiro. Alguns amigos da cantora também conseguiram ser realocados.
Israel diz que retomou controle de cidades perto de Gaza
O Exército de Israel disse ter retomado o controle de localidades no sul do país nesta segunda. "Temos controle das comunidades", declarou o general Daniel Hagari, porta-voz do Exército israelense, em uma declaração televisionada à imprensa, acrescentando que "ainda pode haver terroristas na área".
O ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant, ordenou, também na segunda, um "cerco total" à Faixa de Gaza no terceiro dia de combates. "Estamos impondo um cerco total à Gaza [...] nem eletricidade, nem comida, nem água, nem gás, tudo bloqueado", disse em um vídeo.
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais