Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gerald Potterton, diretor de "Heavy Metal", morre aos 91 anos

24 ago 2022 - 23h49
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Columbia Pictures / Pipoca Moderna

O diretor Gerald Potterton, que comandou a animação cult "Heavy Metal" (1981), morreu na terça (23/8) num hospital em Quebec, no Canadá, aos 91 anos.

Nascido em 8 de março de 1931 em Londres, Potterton se formou na Hammersmith Art School e emigrou para o Canadá em 1954 para trabalhar ao lado dos pioneiros da animação do Canadá.

"Gerald veio para o Canadá para fazer parte de uma nova e irreverente onda de narrativas, e ele trouxe muita inteligência e criatividade para cada projeto. Ele também foi um construtor, ajudando a estabelecer as bases para a indústria de animação canadense independente de hoje com a Potterton Productions… Era um artista excepcional e um homem realmente legal", disse Claude Joli-Coeur, presidente da National Film Board do Canadá e secretário de cinema do governo, em um comunicado.

Potterman trabalhou em curtas animados com Norman McLaren, Jeff Hale e Grant Munro, que foram indicados ao Oscar da categoria no começo dos anos 1960, retornando em 1968 à Inglaterra para trabalhar em uma sequência para o filme animado dos Beatles, "Submarino Amarelo" (Yellow Submarine).

Ao voltar ao Canadá, ele fundou seu próprio estúdio independente, Potterton Productions, para desenvolver projetos de cinema e TV, que incluíram sua adaptação de Oscar Wilde, "The Selfish Giant" (1972), um curta de animação que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar.

Ele também fez filmes live-acton, entre eles um curta com o comediante Buster Keaton e o longa "The Rainbow Boys", comédia estrelada por Donald Pleasence, antes de assumir a direção do filme baseado na revista em quadrinhos adulta "Heavy Metal".

Repleta de cenas de sexo, drogas e rock'n'roll, além de robôs, naves espaciais, alienígenas, guerreiras seminuas e bárbaros de espada em punho, a fantasia adulta se tornou cultuadíssima. Mas o ponto alto de sua carreira também foi seu último longa.

Após "Heavy Metal", ele criou a série animada infantil "The Smoggies", que durou quatro anos até 1990.

Membro da A Academia Real Canadense de Artes, Potterman foi selecionado na Celebração da Animação Mundial em 1998 como um dos "Dez Homens que Abalaram o Mundo da Animação".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade