Globo encerra contrato com Ernesto Paglia após 43 anos
O diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, informou que o repórter especial Ernesto Paglia está de saída da TV Globo após quase 44 anos. O anúncio foi divulgado na manhã desta segunda-feira (26/12).
O anúncio aconteceu por meio de um e-mail, onde Kamel lembrou a longa trajetória do jornalista na emissora. O profissional deixará a empresa no último dia deste ano, ou seja, no sábado (31/12).
"Termina o ciclo de um repórter brilhante, referência para todos nós", declarou o diretor. "[…] Um colega gentil e acolhedor, que deixará um legado irretocável."
"Sua última reportagem no 'Fantástico' foi exibida ontem, dia 25 de dezembro. Uma viagem que relembra outro grande acontecimento de 1982, o ano da Copa da Espanha. […] Mas ainda poderemos apreciar um pouco mais da maestria de Ernesto Paglia nas telas da Globo."
Em resposta, o jornalista expressou gratidão à emissora que lhe permitiu trabalhar por 13 meses em "home office" durante o isolamento social da pandemia de Covid-19.
"A Rede Globo sempre me tratou com grande correção", afirmou Paglia. "Dá pra imaginar o peso dessa experiência na minha vida. Entrei na Globo com 20 anos recém completados, saio às vésperas de fazer 64."
"Pude contar grandes, belas e importantes histórias ao lado de gente competentíssima. Ainda há muitas por contar. As novas tecnologias multiplicaram as telas. E acredito ainda ter muito a oferecer como jornalista, ofício que me dá enorme orgulho. Parafraseando um velho slogan: 'A gente se vê por aí'", finalizou.
Durante a carreira brilhante do repórter, Paglia cobriu oito Copas do Mundo, informou sobre as greves no ABC Paulista, foi duas vezes correspondente em Londres, acompanhou a visita do Papa João Paulo II, entre outros.
Considerando que o repórter especial entrou para a lista dos veteranos que deixaram a emissora devido aos cortes de custos, o desligamento de Paglia pode ser um sinal de alerta para sua esposa, a aclamada jornalista Sandra Annenberg.
Sandra, que está na emissora desde 1991, pode estar contando os dias devido a uma suposta insatisfação com o "sub-cargo" de apresentadora do "Globo Repórter", onde ela estaria apenas lendo a introdução dos blocos.
Segundo rumores nos bastidores, a jornalista teria pedido para voltar ao jornalismo diário, como o "Jornal Hoje", mas não estaria sendo atendida pela Globo.
Ultimamente, Ernesto Paglia trabalhava como produtor de reportagens para o "Fantástico". Apesar da saída da emissora, o jornalista deve aparecer numa edição especial do "Globo Repórter" e num documentário para o Globoplay.