HBO não exibe no Brasil "Last Week Tonight" sobre Bolsonaro
A HBO decidiu censurar no Brasil o episódio do programa "Last Week Tonight" com comentários críticos sobre Jair Bolsonaro.
O capítulo em que o apresentador John Oliver comenta as eleições presidenciais brasileiras foi ao ar no dia 25 de setembro nos EUA e até agora continua inédito no país.
Em comunicado à imprensa, a empresa Warner Bros. Discovery, proprietária da HBO e da HBO Max, confirmou a decisão de atrasar propositalmente a chegada do capítulo ao Brasil.
"A Warner Bros. Discovery informa que optou por atrasar a inclusão na plataforma do 23º episódio de 'Last Week Tonight with John Oliver', em que Jair Bolsonaro é mencionado, e que foi exibido nos Estados Unidos no domingo (25/9), uma vez que não há episódios atuais e similares sobre os demais candidatos. Desta forma, mantemos isonomia e evitamos parcialidade até o final do período eleitoral".
Na verdade, esta apenas é uma forma de interpretar a opção pela censura. A outra tem entendimento oposto: teria havido parcialidade na intenção de esconder conteúdo com informações relevantes para o público eleitor.
Ao contrário de apresentadores brasileiros com receio de processos, John Oliver não faz uma descrição moderada de Bolsonaro, apresentando-o como um "homofóbico misógino" que transformou "o 200º aniversário da Independência do Brasil essencialmente num comício de campanha para ele mesmo".
Mesmo com a censura local, a crítica humorística de John Oliver pode ser assistida na íntegra pelo canal oficial do programa no YouTube. Nas configurações do vídeo, é possível até incluir legendas em português. Veja abaixo.