A atriz Helena Fernandes, atualmente no elenco da novela Bom Sucesso, falou sobre um caso de abuso sexual que sofreu durante sua adolescência durante o Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira, 27.
"Eu vivi isso na minha adolescência. Eu tinha 14 anos. Não foi uma vez, foram várias vezes, e dentro da minha casa, que é um lugar que na realidade você teria que se sentir segura", desabafou Helena.
"É importante frisar que nós vivemos em uma sociedade machista, doente e tóxica, em que o homem, ainda hoje, acha que a mulher, porque decidiu colocar uma roupa mais ousada, isso daria o direito a ele de abusar da mulher", prosseguiu.
Xuxa - "Eu tinha medo de falar pro meu pai e ele achar que era eu que estava fazendo isso, porque uma das vezes que aconteceu foi com o melhor amigo dele, que queria ser meu padrinho. Eu não podia falar pra minha mãe porque uma das vezes também foi com o cara que ia casar com minha avó. Um professor chegou pra mim e disse: 'Não adianta você falar, porque entre a palavra de um professor e um aluno, vão acreditar no professor, e não no aluno'. Se me perguntarem por que aconteceram essas coisas comigo, eu ainda acho que foi por minha culpa, e a gente não pode pensar assim. A criança não tem culpa", desabafou.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Fernanda Young - Em entrevista à revista 'Marie Claire', a apresentadora declarou: "Fui violentada em um encontro íntimo com um ex-namorado, aos 16 anos. Na época, achei horrível, mas levei tempo para entender que foi um estupro. Ele começou a forçar a barra, eu disse que não queria e ele amarrou meus pulsos. Fez sexo comigo dessa maneira. Não sabia para quem contar, tinha vergonha. Achava que a culpa era minha por ter amado essa pessoa. Só percebi que tinha sido estuprada vendo uma cena semelhante em uma série anos depois". Leia mais aqui.
Foto: Instagram / @fernandayoung / Estadão
Ana Maria Braga - Em entrevista à revista 'Quem', a apresentadora revelou já ter sofrido assédio moral e sexual. "Sempre acham que a culpa é da agredida. É difícil quebrar a cadeia do machismo burro e absoluto", disse. Leia mais aqui.
Foto: Renato Rocha Miranda / Globo / Divulgação / Estadão
Roy Rosseló (Menudo) - Ex-integrante da boyband Menudo, que fez sucesso na década de 1980, Roy revelou ter sido estuprado por seu ex-empresário, Edgardo Díaz, ao longo dos três anos que integrou o conjunto. "Foi em Copacabana. Eu saí com algumas meninas e, quando cheguei no hotel, Edgardo estava na recepção. Ele me puxou pelo cabelo, pelo Copacabana Palace, pela recepção toda me batendo, me chutando, me maltratando. Tomei banho, saí de toalha e ele falou: 'Quero te ver completo, quero ver seu corpo, suas partes íntimas. Vem cá, deita na minha cama'. Aí ele me estuprou, praticamente. Não houve consentimento, não houve pena da parte dele", contou em entrevista ao 'Conexão Repórter', do SBT. Leia mais aqui
Foto: Divulgação / SBT / Estadão
Como estão os atores do elenco de 'A Diarista'? - 'A Diarista', série que marcou a carreira da atriz Claudia Rodrigues na Globo, estreou em 13 de abril de 2004, há 15 anos, após o sucesso de um especial de fim de ano de mesmo nome exibido em dezembro do ano anterior. Relembre os principais personagens do elenco e veja como estão os artistas que os interpretaram hoje em dia.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Marinete (Claudia Rodrigues) - Claudia Rodrigues dava vida à protagonista Marinete, uma faxineira que vivia no bairro da Abolição e era originária de uma pequena cidade da região Nordeste do Brasil. Como o nome do programa indicava, as situações cômicas aconteciam pelo fato de Marinete trabalhar cada dia em uma casa diferente, como diarista.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Claudia Rodrigues - Em março de 2019, Claudia Rodrigues sofreu uma convulsão e precisou ficar internada por cerca de duas semanas até receber alta, no início do mês de abril. No período, chegou a não conseguir reconhecer a própria empresária e amiga, Adriane Bonato, que a acompanha. Nos últimos anos, a atriz acabou se afastando da TV por conta de um diagnóstico de esclerose múltipla. Clique aqui para relembrar a trajetória de Claudia Rodrigues na TV e no cinema.
Figueirinha (Sérgio Loroza) - Figueirinha era dono da agência Dia a Dia Diaristas, conhecido por também tentar seduzir diversas funcionárias da série. É um dos papéis de TV pelos quais Sérgio Loroza é mais lembrado até os dias de hoje.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Sérgio Loroza - Entre diversos trabalhos como ator desde então, Sérgio Loroza também se lançou como apresentador e cantor. Recentemente, criou sua própria marca de cachaças.
Foto: Instagram / @lorozaoficial / Estadão
Solineuza (Dira Paes) - Dira Paes interpretava Solineuza, a melhor amiga de Marinete (Claudia Rodrigues) na trama. Sua pouca inteligência gerava trapalhadas ao longo dos episódios.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Dira Paes - Atualmente, Dira Paes está no ar em 'Verão 90', novela das 7 da Globo. Ela também participou da transmissão do Oscar 2019 na emissora.
Foto: João Cotta / Globo / Divulgação / Estadão
Dalila (Claudia Mello) - Claudia Mello interpretava Dalila, a vizinha de Marinete que vivia brigando com o marido.
Foto: João Miguel Júnior / Globo / Divulgação / Estadão
Claudia Mello - Claudia Mello está no elenco de 'Topíssima', próxima novela da Record TV, emissora na qual já atuou em 'Jesus'. Na Globo, seu trabalho mais recente foi em 'A Força do Querer', em 2017.
Foto: Instagram / @claumelloclau / Estadão
Ipanema (Helena Fernandes) - Ipanema, vivida pela atriz Helena Fernandes, era dona de uma oficina mecânica. Vizinha de Marinete, frequentemente estava fazendo serviços hidráulicos e consertando problemas domésticos, além de fazer fretes em sua perua Kombi.
Foto: Renato Rocha Miranda / Globo / Divulgação / Estadão
Helena Fernandes - Helena Fernandes saiu da Globo após um papel em 'Malhação', em 2016, e fez alguns trabalhos na Record TV. Ela retornou à emissora carioca recentemente e deve estar em 'Bom Sucesso', nome provisório da próxima novela das 7, que deve estrear no lugar de 'Verão 90'. Em 14 de março de 2019, a atriz publicou uma foto em seu Instagram afirmando ter saudades da época de 'A Diarista'.
Foto: Instagram / @helenafernandes68 / Estadão
Compartilhar
Publicidade
A atriz ainda falou sobre como o fato se tornou traumático a ela: "A pessoa que é abusada não tem coragem de falar, e como ela não tem coragem, cria o trauma. O trauma é o não poder compartilhar. É você silenciar, você esconder, como se tivesse feito alguma coisa errada. Quando na realidade a gente precisa falar sobre isso, colocar isso pra fora."
"Eu vim de uma família muito pobre e muito desestruturada. Então era muito difícil. Eu tenho um temperamento na vida que sou uma pessoa mais agressiva, mais impulsiva, então minha defesa sempre foi o ataque", continuou.
Helena Fernandes ainda ressaltou a necessidade de se abordar o tema: "Não se fala de estupro, de abuso sexual. Até hoje não se fala com clareza disso, porque é muito difícil.