J.K. Rowling causou polêmica nesta quinta-feira, 19, por defender Maya Forstater, uma pesquisadora britânica que perdeu o emprego em uma instituição sem fins lucrativos após ter dito que transgêneros não poderiam mudar de sexo biológico.
Um dos tuítes feitos por Maya Forstater que originou a repercussão trazia: "O que me surpreende é que pessoas inteligentes a quem admiro, que são absolutamente pró ciência em outras áreas e campeões de direitos humanos e direitos das mulheres estão esquivando de dizer a verdade, que homens não podem se tornar mulheres (porque isso poderia ferir os sentimentos dos homens)".
A funcionária não aceitou a demissão e foi à justiça britânica pedir a renovação do contrato, o que foi recusado pelo juiz. O caso ganhou repercussão na Inglaterra, e a criadora de Harry Potter decidiu se manifestar a favor de Maya.
"Vista-se como quiser. Chame a si mesmo como quiser. Durma com qualquer adulto que consinta. Viva sua melhor vida em paz e segurança. Mas forçar mulheres a deixarem seus empregos por afirmarem que o sexo é real?", escreveu no Twitter.
Algumas pessoas concordaram com a escritora, enquanto outras acusaram J.K. Rowling de transfobia.
Um dos comentários que mais repercutiu contra o pensamento da escritora foi de uma mulher trans que lia os livros de Harry Potter desde criança como uma fuga.
"Eu costumava escolher nomes de personagens para dar a mim mesma antes de me sentir confortável em assumir quem eu era. Sua decisão, de apoiar pessoas que me odeiam e querem me fazer mal, me leva às lágrimas", disse.
I grew up as a trans child reading your books as an escape. I would often pick out names from characters to give to myself, before I ever felt comfortable in who I was. This decision, to support people that hate me, and want to do me harm. It brings me to tears... Why. Why?
— Noel is entering peak holiday spirit (@notafootstool) December 19, 2019
01 - Harry e Voldemort são parentes distantes - A revelação veio da própria Rowling, durante um chat com fãs na internet. Dois dos três irmãos Peverell, citados na história como detentores de uma Relíquia da Morte cada, são os laços entre Harry e Voldemort. O pai de Harry, Tiago, é descendente direto de Ignoto Peverell, que detinha a Capa da Invisibilidade, enquanto Voldemort tem Cadmo Peverell como parente, dono da Pedra da Ressureição. Segundo Rowling, "quase todas as famílias bruxas são aparentadas se você rastreá-las pelos séculos".
Foto: Reprodução / Estadão
02 - Hagrid não consegue conjurar um Patrono - Essa notícia foi recebida com tristeza pelos fãs. Rúbeo Hagrid, o meio-gigante guarda-caças de Hogwarts, não consegue realizar o Feitiço do Patrono, um encantamento complicado que necessita que o bruxo use sua lembrança mais feliz para efetuá-lo. Os fãs interpretaram a revelação como se Hagrid não tivesse memórias felizes, mas pode ser que ele, como foi expulso de Hogwarts em seu 3º ano letivo, realmente tenha dificuldades técnicas. De acordo com Rowling, 'é um feitiço muito difícil".
Foto: Reprodução / Estadão
03 - Dumbledore é homossexual - Durante uma coletiva aberta aos fãs, Rowling teve de responder a uma pergunta: Dumbledore já havia se apaixonado? A resposta da autora foi que ela sempre pensou no diretor de Hogwarts como homossexual, cujo único grande amor tinha sido seu melhor amigo - e posterior rival - Gellert Grindelwald. A revelação arrancou aplausos da plateia.
Foto: Reprodução / Estadão
04 - O Bicho-Papão de Voldemort é seu próprio cadáver - Em 'Harry Potter', um bicho-papão é um animal transformista que assume a imagem daquilo que o bruxo que o enfrenta mais teme. Com a revelação de Rowling, fica claro que o que Voldemort mais teme é sua própria morte. Não que fosse alguma surpresa para quem acompanha a saga. Afinal, as 7 Horcruxes dele já deixavam isso claro.
Foto: Reprodução / Estadão
05 - Duda e Harry se reconciliaram - Eles tiveram uma infância no qual um atormentava o outro, mas no último livro há uma tentativa de aproximação da parte de Duda. Mais para frente, revela Rowling, Harry até faz um esforço para visitar o primo quando está próximo de sua casa.
Foto: Reprodução / Estadão
07 - Azkaban tem uma história realmente sombria - Localizada no Mar do Norte, a ilha que guarda a prisão dos bruxos, Azkaban, nunca apareceu em nenhum mapa, fosse bruxo ou trouxa. Um mago que residia lá praticava todo tipo de magia negra, atraía velejadores trouxas para lá, os torturava e matava. Quando ele morreu, os feitiços de isolamento cederam e o Ministério da Magia descobriu a ilha. Segundo Rowling, os investigadores que entraram lá se recusaram a contar o que viram.
Foto: Reprodução / Estadão
08 - Umbridge tem um irmão abortado e uma mãe trouxa - Quem diria que Dolores Umbridge, famosa por perseguir trouxas, teria tantas 'vergonhas' em sua família? Seu pai, Orford Umbridge, casou com a trouxa Ellen Cracknell, e teve um filho abortado. Em tempo: um aborto, no mundo de Harry Potter, é um filho de bruxo que nasce sem poderes mágicos.
Foto: Reprodução / Estadão
09 - Gina Weasley virou jogadora profissional de Quadribol - E colunista do Profeta Diário depois que abandonou as vassouras. Ela casa com Harry e eles têm três filhos: Tiago, Alvo Severo e Lílian.
Foto: Reprodução / Estadão
10 - Draco Malfoy foi criado acreditando que Harry era um grande bruxo das trevas - Quando Harry sobreviveu ao ataque de Voldemort quando era apenas um bebê, uma das teorias que circulava no mundo bruxo era a de que Harry era um grande bruxo das trevas e foi nessa teoria que os Malfoy se apegaram. Quando Harry rejeita a amizade de Draco no primeiro livro da série, ele percebe que as esperanças dos Comensais da Morte de que Potter seria outro Voldemort caíram por terra.
Foto: Reprodução / Estadão
11 - Harry não consegue mais conversar com cobras - Ele fazia isso desde o primeiro livro, quando libertou uma jiboia de um tanque num zoológico, mas foi apenas em "Harry Potter e a Câmara Secreta" que a ofidioglossia (capacidade de falar com cobras) de Harry tornou-se pública. A tensão do mundo bruxo em relação a esse fato se deu porque essa era uma característica de Voldemort. Após ele morrer, junto com todas as suas Horcruxes (inclusive a que habitava Harry), Potter perdeu esse dom.
Foto: Reprodução / Estadão
12 - Minerva McGonagall teve uma infância triste - A professora de Transfiguração foi a primeira filha do reverendo Robert McGonagall, um trouxa, com Isobel Ross, uma bruxa. Porém, McGonagall não sabia que Isobel era bruxa até Minerva nascer, o que acabou com a confiança entre os dois. Posteriormente, isso afetou a vida de Minerva, que, assim como sua mãe, apaixonou-se por um trouxa, Dougal McGregor, e chegou a ficar noiva. Por ter vivenciado o sofrimento dos pais, Minerva decidiu cancelar o noivado e abandonou McGregor.
Foto: Reprodução / Estadão
13 - Os pais de Neville ficaram no hospital até o fim de suas vidas - Nos filmes essa parte não é mostrada, mas nos livros há uma cena em que Harry, Rony e Hermione descobrem que os pais de seu colega, Neville Longbottom, estão internados no Hospital St. Mungus Para Doenças e Acidentes Mágicos após terem sido torturados por Comensais da Morte. Frank e Alice Longbottom desenvolveram uma espécie de loucura e nunca ficaram cientes dos grandes feitos de seu filho.
Foto: Reprodução / Estadão
14 - Harry e Rony nunca se formaram... - ... mas conseguiram ótimos empregos no Ministério da Magia mesmo assim. Depois da batalha de Hogwarts, só Hermione voltou à escola, prestou os exames que precisava para se formar e saiu-se excepcionalmente bem.
Foto: Reprodução / Estadão
15 - Dumbledore conseguia ver Harry sob a capa da invisibilidade de vez em quando - Segundo Rowling, Dumbledore conseguia realizar feitiços sem pronunciá-los e às vezes usava o "Homenum Revelio", encantamento que revela a presença oculta de uma pessoa, quando suspeitava que Harry podia estar embaixo da capa.
Foto: Reprodução / Estadão
16 - Harry, Rony e Hermione viraram figurinhas de sapos de chocolate - E essa é considerada a maior conquista de Rony. Na figurinha, é dito que ele destruiu as Horcruxes e revolucionou o Ministério da Magia. Harry é descrito como o primeiro e único bruxo que sobreviveu à Maldição da Morte e "famoso por derrotar o mais perigoso bruxo das trevas de todos os tempos, Lord Voldemort". Hermione é a "bruxa mais brilhante da sua idade", que "erradicou leis pró-puros-sangue" e "defendeu os direitos de criaturas não-humanas, como elfos domésticos".
Foto: Reprodução / Estadão
17 - Os pais de Hermione voltam - No último livro da série, Hermione se vê obrigada a apagar a memória de seus pais para protegê-los da guerra contra Voldemort. Após ajudar a derrotar o bruxo das trevas, Hermione retoma contato com o Sr. e a Sra. Granger e devolve suas memórias.
Foto: Reprodução / Estadão
18 - Harry ficou com a moto voadora - Apesar da moto voadora que pertencia a Sirius Black ter se espatifado na batalha entre os Comensais da Morte e a Ordem da Fênix, seus pedaços ficaram alojados na oficina de Arthur Weasley. O pai de Rony a consertou e devolveu a Harry.
Foto: Reprodução / Estadão
19 - Castelobruxo - "A escola brasileira de magia, que recebe estudantes de toda a América do Sul, pode ser encontrada nas profundezas da floresta tropical", diz um texto que J. K. Rowling postou em janeiro de 2016 no site Pottermore. Segundo a autora, a 'Hogwarts' do Brasil é um edifício quadrado banhado a ouro, "como um templo". Os estudantes usam vestimentas verdes e são especialista em "herbologia" e "estudos dos animais mágicos", a escola oferece programas populares de intercâmbio com os europeus.