Ivete Sangalo vence ação contra Facebook após uso indevido de sua voz em publicidade
Ivete Sangalo venceu mais um processo contra o Facebook após ter sua voz e imagem usados indevidamente em uma propaganda.
Ivete Sangalo conquistou mais uma vitória judicial, dessa vez contra o Facebook. A cantora processou a plataforma de Mark Zuckerberg após ter sua imagem e voz utilizadas indevidamente em uma publicidade do grupo Meta, incluindo Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network. A ação foi movida na 16ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador depois que o perfil Rosto d Boneca no Instagram usou, sem autorização, a imagem e voz da artista para promover o produto "Sérum Facial Hidra Pele".
De acordo com o portal Bahia Notícias, os advogados de Ivete Sangalo solicitaram a remoção do conteúdo no prazo de 48 horas. A base foi a Lei de Direitos Autorais. A defesa argumentou que o uso da imagem da cantora só pode ocorrer com autorização expressa, especialmente para fins comerciais. Caso contrário, a empresa responsável pode receber punições passíveis. Assim, o juiz Maurício Lima de Oliveira determinou a retirada imediata do conteúdo, com multa diária de R$ 500, podendo chegar a R$ 50 mil, em caso de descumprimento.
Essa não é a primeira vez que Ivete Sangalo enfrenta a Meta na Justiça. Em 2024, a cantora acionou a empresa após outro caso semelhante, envolvendo o uso indevido de sua imagem para promover a marca Credfácil. Na mesma época, precisou pedir a remoção de uma postagem do perfil @BahiaBolsonarona, que associava sua imagem a informações difamatórias e caluniosas. Em 2023, Ivete Sangalo também enfrentou a meta, mas por conta de fake news envolvendo seu filho.