Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Jabulaaani': Cid Moreira eternizou famosa vinheta da Copa do Mundo; relembre

Na época, apresentador comemorou sucesso que a vinheta fez nas redes sociais

3 out 2024 - 13h23
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Cida Moreira, jornalista
Cida Moreira, jornalista
Foto: Reprodução | @instagram

Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 3, aos 97 anos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Conhecido por seu timbre de voz singular, ele foi responsável por gravar uma série de projetos que ganharam destaque, como a Bíblia Sagrada em áudio, a narração do quadro do Mister M no Fantástico, da TV Globo, e, claro, foi responsável por eternizar uma vinheta da Copa do Mundo falando "Jabulaaani", nome oficial da bola utilizada no torneio.

Na Copa do Mundo de 2010, Cid Moreira ficou responsável por gravar as vinhetas relacionadas ao evento esportivo para a Globo. À ocasião, ele tinha 82 anos e disse que se sentia em alta por fazer sucesso na web.

"Eu nem sabia o que era [Jabulani quando me convidaram para gravar]. Não imaginava que fosse repercutir tanto [a entonação utilizada para falar dela]. Parece que já está fazendo sucesso na internet também", disse ele, em entrevista ao jornal Extra.

Recorde mundial e quatro esposas: Cid Moreira e suas curiosidades pouco conhecidas Recorde mundial e quatro esposas: Cid Moreira e suas curiosidades pouco conhecidas

A despedida de Cid Moreira

O jornalista morreu na manhã desta quinta, em Petrópolis. Ele estava internado em um hospital, na região Serrana do Rio de Janeiro, para tratar um quadro de pneumonia. Segundo a unidade médica, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, e ele não resistiu.

Conforme Fátima Sampaio, esposa dele, Cid Moreira enfrentava dificuldades com o funcionamento dos rins desde 2022 e, por isso, recorria com frequência a sessões de diálise. Para facilitar o tratamento, o jornalista se mudou para as proximidades do hospital. Em determinado momento, esse procedimento começou a ser realizado em sua casa com auxílio da família e da equipe médica.

Detentor de voz singular, Cid Moreira foi pioneiro na TV. Ele foi o primeiro jornalista a apresentar o Jornal Nacional e, de acordo o site Memória da Globo, esteve na bancada por cerca de 8 mil vezes. Sua estreia ocorreu em 1969, e ele deixou seu posto em 1996.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade