Jorge Aragão é diagnosticado com linfoma não-Hodgkin e inicia tratamento
Por meio de comunicado publicado nas redes sociais, a equipe do artista informou que a doença foi detectada após uma bateria de exames
O sambista Jorge Aragão foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que se desenvolve nos linfonodos. A doença é a mesma que já acometeu outros famosos, como o comentarista Caio Ribeiro e a atriz Jane Fonda.
Por meio de comunicado publicado nas redes sociais, a equipe do artista informou que a doença foi detectada após uma bateria de exames.
"O artista iniciará imediatamente seu tratamento e segue confiante sob os cuidados da hematologista dra. Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo", diz a nota.
A assessoria de Jorge Aragão informou também que o cantor manterá seus compromissos profissionais na medida que isso for possível. A agenda de shows do cantor inclui apresentações entre os dias 21 e 24 de julho em São Paulo e Sorocaba.
Nas redes sociais, artistas e fãs demonstraram apoio ao cantor.
"Temos fé no Altíssimo que sua recuperação está próxima", escreveu o também sambista Péricles. "Já estamos em oração pra que tudo dê certo, Mestre e Amigo…", reforçou Thiaguinho.
Jojo Todynho, que recentemente participou do quadro 'Na Carona' de Jorge Aragão, também deixou seu apoio. "Deus está no controle, Rei", disse.
"Que sua poesia (en)cantada cure e renove seus dias em cada etapa, como faz a nós também. Há de passar esse tempo", desejou uma fã.
O que é a doença de Jorge Aragão
O linfoma não-Hodgkin é um câncer no sangue, assim como a leucemia, mas que tem origem no sistema linfático. Segundo informações da AC Camargo, centro de tratamento contra o câncer, essa doença acomete mais homens do que mulheres e pode ser causada pelos vírus de Epstein-Barr, HIV e HTLV, ou ainda pela bactéria Helicobacter pylori.
O Inca estimou que entre 2023 e 2025, o País registraria a cada ano cerca de 12 mil novos casos desse tipo de câncer, sendo 6,4 mil casos em homens e 5,6 mil em mulheres. O número representa um risco de 5,57 a cada 100 mil habitantes.
Esse tipo de linfoma, em particular, é dividido em três tipos: linfomas de célula B, linfomas de células T e linfomas de células NK. Não foi informado pela assessoria de Jorge Aragão qual desses tipos é tratado pelo cantor.
A lista de sintomas dos linfomas não-hodgkin inclui:
- Inchaço sem dor na virilha, axilas e pescoço;
- Suor noturno, com ou sem febre;
- Febre;
- Erupções cutâneas avermelhadas pelo corpo;
- Cansaço;
- Perda de peso sem razão;
- Coceira;
- Náuseas.
Em casos mais agressivos, o indivíduo apresenta também dor no pescoço, braço ou abdômen; dificuldade para respirar, confusão mental e fraqueza.