José Loreto, escalado para Jesus, interpretou o diabo no Carnaval; "Paixão de Cristo" se pronuncia
José Loreto, escalado para ser Jesus na "Paixão de Cristo", gerou polêmica após interpretar o diabo no Carnaval; produção se pronuncia
José Loreto se envolveu em uma polêmica daquelas. O ator estava escalado para interpretar Jesus no tradicional espetáculo "Paixão de Cristo" em Nova Jerusalém, Pernambuco, mas sua presença no elenco gerou controvérsia nas redes sociais. O motivo? Loreto interpretou o diabo durante os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, no carnaval de 2025, o que gerou uma mobilização de fãs pedindo sua retirada do espetáculo.
O evento "Paixão de Cristo" ocorre desde 1968 em Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, e é um dos maiores e mais importantes espetáculos culturais da região. Com a proximidade da estreia, a escolha de Loreto para o elenco gerou um debate acalorado, com muitos questionando se um ator que interpretou uma figura tão polêmica, como o diabo, deveria fazer parte de uma peça religiosa.
Apesar da pressão nas redes sociais, a produção do evento decidiu manter o ator no elenco, mas tomou uma atitude preventiva para evitar novas situações como essa no futuro. "Deixaremos claro para todos os atores dos próximos anos não realizarem papéis controversos durante a contratação", disse uma porta-voz da organização do espetáculo.
Em março, José Loreto se pronunciou sobre o episódio, defendendo sua escolha artística e esclarecendo a situação. "Eu sou um ator que já estou há mais de 20 anos na estrada e o que mais me motiva hoje em dia enquanto artista são os personagens extremos", explicou o ator. No entanto, Loreto também falou sobre os comentários de ódio que recebeu. "Não achei ruim esse debate, o que me machucou foi o teor de ódio nas mensagens. E o pior: as pessoas que vieram com ódio tinham a justificativa do amor, e isso não entra na minha cabeça", desabafou.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram