Larissa Manoela vira Britney brasileira e expõe drama comum na TV e no futebol
Famosos com pais gestores de carreira quase sempre sofrem decepção e, às vezes, a briga por dinheiro destrói a relação familiar
Pobre menina rica. Após a matéria impactante do ‘Fantástico’, o Brasil foi dormir com pena de Larissa Manoela ao enxergá-la como vítima da ambição desmedida dos pais.
O contrato draconiano exposto pela atriz e cantora gera a impressão de abuso financeiro, quando o dinheiro é usado para se obter o controle emocional sobre alguém.
Fez lembrar o caso de Britney Spears. A Princesa do Pop passou muitos anos sem acesso à própria fortuna, administrada centavo a centavo pelos pais, em razão dos problemas psiquiátricos decorrentes da fama.
Fãs criaram o movimento ‘Free Britney’ pedindo liberdade à estrela. Após longa e desgastante batalha, ela recuperou a gestão do próprio dinheiro, porém, a relação com a família continua arruinada.
Ex-colega de ‘Carrossel’ e ex-namorado de Larissa Manoela, o ator Thomaz Costa revelou em vídeo, após assistir à entrevista dela na Globo, ter sido prejudicado também. “Eu me identifico com essa situação, assim como muitos outros famosos”, disse.
“Todo o dinheiro que ganhei trabalhando dos 9 aos 18 anos, eu não vi, não vi esse dinheiro em momento algum. Tudo o que tenho hoje foi comprado dos meus 18 para frente. Comecei do zero.”
Thomaz ressaltou o erro comum envolvendo crianças no meio artístico: os pais deixam de ser meros acompanhantes nas gravações e passam a atuar como empresários, cuidando de negociações, contratos e investimentos.
Para o ator, essas funções deveriam ser passadas a profissionais experientes da área. Apesar do prejuízo, ele defende que a relação com a família seja preservada, ainda que os pais tenham cometido erros ao cuidar da carreira e do dinheiro dos filhos famosos.
Nos bastidores, essa conjuntura é mais comum do que o público imagina. Pais e mães se tornam agentes da noite para o dia, sem conhecer bem a área, por temer que o dinheiro recebido pelo filho seja roubado por terceiros. A chance de equívocos é alta, assim como de destruição da harmonia familiar.
Já vimos isso acontecer repetidas vezes no futebol. Jovens promessas se perderam pelo caminho em consequência da gestão desastrosa de pais que se aventuraram como empresários, fizeram escolhas erradas e não souberam lidar com o dinheiro.
As experiências negativas mostram que a família deve acompanhar de perto a carreira dos filhos alçados ao estrelado, seja na TV, na música, na internet ou nos gramados, contudo, o mais sensato é escalar um time de profissionais competentes para cuidar das questões burocráticas e do gerenciamento do dinheiro.