Lewis Capaldi tem crise de Tourette em show e é abraçado por público. Entenda síndrome e como ela se manifesta
Médico especialista em neurologia e psiquiatria clínica, Dr. José Fernandes Vilas explica tiques e comportamentos que compõem o diagnóstico do quadro.
Lewis Capaldi teve uma crise de Tourette durante um show na Alemanha e a plateia o ajudou a terminar a música "Someone You Loved", seu maior sucesso, em coro. O artista escocês ainda tentou cantar o restante da faixa, mas acabou se afastando do microfone.
A Síndrome de Tourette é caracterizada por tiques motoros ou vocais, que podem ser simples ou complexos. O astro de 26 anos revelou o diagnóstico em setembro do ano passado. Atualmente, ele faz tratamento para amenizar os espasmos.
Sintomas de Síndrome de Tourette
De acordo com José Fernandes Vilas, médico especialista em neurologia e psiquiatria clínica, a Síndrome de Tourette acontece inesperadamente. Ela é um problema neurológico que causa movimentos súbitos, rápidos e repetitivos. Os sintomas podem persistir por mais de um ano e costumam surgir na infância.
"Os tiques motores podem ocorrer com maior frequência na face, pescoço e membros superiores. Já os tiques vocais são sons produzidos pelas vias aéreas e pelo nosso aparelho fonador, como gemidos, 'raspar a garganta', ou qualquer outro som vocálico ou palavra. Ambos acontecem de forma inesperada. Quando se tem somente o tique motor ou apenas o vocal, chamamos de tique simples. Porém, quando o paciente tem ambos, significa ser a síndrome de Gilles de la Tourette (SGT) ", explica.
Tratamento da síndrome de Tourette
O médico explica que para a SGT existe tratamento. No caso do cantor Lewis Capaldi, ele tem feito aplicações de botox no ombro p...