Lipo HD causou hérnia em Virginia? Especialista esclarece caso da influenciadora
Especialista, Dr. Valderi Vieira esclarece se lipo foi responsável por causar hérnia em Virginia; influenciadora operou na última semana
A revelação de Virginia Fonseca sobre o desenvolvimento de uma hérnia umbilical levantou uma dúvida que está na cabeça de muitos: será que a lipoaspiração HD, procedimento estético tão desejado, pode causar esse tipo de complicação? Para esclarecer a dúvida, Dr. Valderi Vieira, cirurgião plástico, explica o que pode estar por trás da situação e quais cuidados são essenciais no pré e pós-cirúrgico.
O que aconteceu?
Na última semana, Virginia realizou duas cirurgias estéticas em hospital de São Paulo: uma para retirar uma hérnia umbilical, e outra para mastopexia (também conhecida como lifting mamário).
Nas redes sociais, a apresentadora do programa Sabadou, do SBT, falou sobre a situação. "Eu tenho hérnia, só que com as gestações, ela saiu pra fora, depois da Maria Flor. Depois da Maria Alice, eu voltei a usar piercing e tal. E depois da Maria Flor, já não consegui mais voltar o meu piercing, porque já ficava torto por causa da hérnia e me incomodava bastante/incomoda!", finalizou a esposa de Zé Felipe.
Lipo HD pode causar hérnia?
Segundo o especialista, a lipoaspiração de alta definição não é, por si só, a causa de hérnias. No entanto, pacientes que já possuem predisposição ou certa fraqueza na parede abdominal, podem acabar desenvolvendo a condição. "Cirurgias como a lipo HD não criam hérnias do zero, mas podem revelar problemas que já existiam ou, em casos de recuperação inadequada, aumentar os riscos de complicações", explicou.
"Por isso, uma avaliação médica criteriosa antes de qualquer procedimento estético é indispensável. Exames como ultrassonografia ou tomografia podem identificar fraquezas na parede abdominal e evitar surpresas no pós-operatório", destacou o profissional.
Importância do pós-operatório
Outro ponto importante ressaltado pelo Dr. são os cuidados pós-operatórios. "A recuperação exige cuidados específicos, como evitar esforços físicos excessivos e seguir todas as recomendações para proteger a área operada", afirmou ele.
O cirurgião reforçou que a escolha do profissional para realização da cirurgia é fundamental para a segurança do paciente. "Realizar uma cirurgia estética é algo que vai além da beleza. É preciso responsabilidade, planejamento e o acompanhamento de profissionais capacitados. Quando tudo isso é feito corretamente, os resultados podem ser incríveis e seguros", finalizou.