Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia Civil culpa pilotos por acidente aéreo que matou Marília Mendonça

Artista morreu, aos 26 anos, em queda de avião de pequeno porte no interior de Minas Gerais, em 2021

4 out 2023 - 10h32
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia conclui que pilotos foram responsáveis por acidente aéreo que matou Marília Mendonça:

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito do acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021. Em coletiva transmitida nesta quarta-feira, 4, os investigadores confirmaram que a queda do avião de pequeno porte foi causada por erro dos pilotos Geraldo Martins de Medeiros Junior e Tarcísio Pessoa Viana.

"A tripulação, por circunstâncias até então não justificáveis, atuaram com negligência e com imprudência", disse Ivan Lopes Sales, um dos delegados da investigação. A polícia atribuiu o crime de homicídio culposo aos pilotos, mas pediu o arquivamento por conta da morte de todos os que estavam a bordo.

Marília Mendonça, cantora
Marília Mendonça, cantora
Foto: @instagram

Segundo o delegado, não era obrigatório que as torres tivessem sinalização, além disso existiam protocolos e procedimentos a serem executados, como o levantamento prévio de possíveis obstáculos no trajeto, o que não foi realizado. Em caso da não execução do levantamento, o voo deveria seguir em passagem baixa, o que também não foi feito.

Sales ressaltou ainda que existiam documentos que possibilitavam a identificação das torres, além do EGPWS, um equipamento que emite sinais sonoros quando há a proximidade de morros e obstáculos.

"É fato que esse equipamento pode ser desligado pelos pilotos, porque na medida em que a aeronave chega para a aproximação e vai se aproximando do solo, começa a ter esses avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar nessa informação, em razão da deterioração da aeronave, se eles desligaram ou não".

A polícia também descartou a possibilidade de crime ambiental pelo vazamento de combustível da aeronave.

Acidente completa quase dois anos

Marília Mendonça morreu em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, após a queda de um avião de pequeno porte em uma cachoeira em Caratinga, no interior de Minas Gerais. Além dela e dos pilotos, o produtor Henrique Ribeiro e o tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho também morreram.

O avião -- um bimotor King Air da Beech Aircraft, fabricado em 1984-- decolou de Goiânia com destino a Caratinga, onde Marília teria uma apresentação à noite. A aeronave se chocou contra uma torre de transmissão, a 2 quilômetros da pista onde faria o pouso. 

Em maio de 2023, um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado ao Comando da Aeronáutica, concluiu que não houve falha mecânica e que o piloto contribuiu para o acidente, ao decidir qual seria a manobra feita para o pouso no aeroporto mineiro.

No início de setembro, a artista foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja com Decretos Reais, projeto póstumo. (*Com informações do Estadão)

Um ano após a morte, Marília Mendonça ainda reina Um ano após a morte, Marília Mendonça ainda reina

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade