Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico detalha diagnóstico que fez Preta Gil passar por cirurgia: 'Fator de risco'

Em entrevista à CARAS Brasil, o especialista Henrique Carrascossi fala sobre novo diagnóstico de Preta Gil em meio à luta contra o câncer

11 dez 2024 - 18h16
Compartilhar
Exibir comentários
A cantora Preta Gil
A cantora Preta Gil
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Preta Gil tem vivido momentos complexos desde que descobriu o retorno de um câncer em quatro novos locais e encara o tratamento contra a doença. Em meio ao quadro, ela recebeu um novo diagnóstico que acabou levando a uma cirurgia. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico nefrologista Henrique Carrascossi detalha diagnóstico que fez a cantora passar pela intervenção cirúrgica: "Fator de risco", afirma.

O nefrologista explica que os cálculos renais, que Preta Gil teve, são popularmente conhecidos como pedras nos rins. "São o acúmulo de cálcio, ácido úrico, depende do paciente. São cristais que o nosso rim excretando junto com a urina."

"Eles se juntam e formam os cálculos, que são as pedras. Ficam localizados nos rins, e se sai do rim pela via urinária tem que passar pelo uréter, que liga o rim até a bexiga. O canal é estreito e ela pode passar machucando, causando a cólica renal que é uma dor muito forte."

O especialista acrescenta ao dizer que, em geral, medicações realizadas para a quimioterapia —tratamento contra o câncer que a cantora realiza— não costumam causar pedras nos rins. No entanto, podem desencadear outros efeitos que podem então causar os cálculos renais.

"Geralmente os pacientes têm quadros de diarreia e desidratação, e aí sim, dependendo da quimioterapia, pode aumentar o risco da formação de cálculos, porque a urina fica mais concentrada. Isso faz com que os cristais grudem e formam os cálculos. E acaba sendo um fator de risco tratamentos que possam causar desidratação", acrescenta Carrascossi.

A artista recebeu alta em 18 de novembro, após uma infecção no rim e os cálculos renais entupirem seu cateter duplo J. Na internação, ela precisou passar por uma cirurgia para realizar a troca. No total, foram oito dias sob os cuidados médicos.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

LEIA NA ÍNTEGRA NA CARAS BRASIL

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade