Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico explica procedimento cirúrgico de Otávio Mesquita: 'Reduzir o risco'

Em entrevista à Contigo!, o cardiologista Elzo Mattar detalha o procedimento que Otávio Mesquita se submeteu e explica seu diagnóstico

3 abr 2025 - 14h06
Compartilhar
Exibir comentários
O apresentador Otávio Mesquita
O apresentador Otávio Mesquita
Foto: Reprodução/Instagram @otaviomesquita / Contigo

O apresentador Otávio Mesquita (65) recebeu o diagnóstico de doença arterial coronariana (DAC) e passou por uma angioplastia. A condição, que é caracteriada pelo bloqueio ou estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração devido ao acúmulo de placas de gordura e colesterol, pode ser tratada com uma angioplastia.

Em entrevista à Contigo!, o cardiologista Elzo Mattar explica que o procedimento feito por Otávio Mesquita é minimamente invasivo. Na intervenção, é utilizado um cateter para desobstruir as artérias coronárias, um balão é inflado no local da obstrução e um stent (uma pequena malha metálica) é inserido para manter a artéria aberta, evitando o aumento do risco de infarto do miocárdio.

"Além dos procedimentos médicos, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras saturadas e rica em frutas, verduras e grãos integrais", afirma. "Medicamentos como antiagregantes plaquetários e estatinas são essenciais para prevenir novas obstruções e reduzir o risco de eventos cardiovasculares futuros."

O especialista em cardiologia clínica diz que, após a intervenção, é fundamental que Otávio Mesquita siga uma série de cuidados em sua recuperação. Nos primeiros dias, é preciso fazer repouso, evitar esforços físicos e observar sinais como dor, hemantomas ou secreções no local da punção.

Com o passar dos dias, o paciente poderá retomar atividades cotidianas, já esforços intensos devem voltar após pelo menos 15 dias. Os exercícios físicos também devem ser retomados de forma gradual, conforme a liberação médica.

Além disso, também é necessária a adesão ao tratamento medicamentoso, ter consultas regurales com o cardiologista e manter hábitos saudáveis a longo prazo, evitando ainda o consumo de álcool e o tabagismo. A recuperação do apresentador tem sido positiva, como ele compartilha em suas redes sociais.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE OTÁVIO MESQUITA NO INSTAGRAM:

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade