Morre ator italiano Giuliano Gemma, ícone dos 'westerns spaghetti'
O ator italiano Giuliano Gemma, conhecido por seu papel como Ringo nos "westerns spaghetti" - nome dado aos faroestes de produção italiana -, morreu na noite dessa terça-feira (1º), aos 75 anos, em um acidente rodoviário na região de Roma.
Nascido em setembro de 1938 em Roma, Gemma iniciou sua carreira cinematográfica aos 18 anos como dublê. Depois de alguns papéis menores, se tornou protagonista em vários filmes e nos gêneros mais diversos. Também atuou em mais de 100 produções no cinema e na televisão, que iam de comédias a filmes de aventura e históricos.
Giuliano Gemma trabalhou ao lado dos maiores atores do cinema em clássicos como Ben Hur, com Charlton Heston, de 1959, e O Lepardo, com Burt Lancaster, de 1962. Em 1965, ele rodou Uma pistola para Ringo, que o consagrou como estrela do "western spaghetti" e o tornou famoso no exterior. Ele atuou em dez filmes dessa série, todos de grande sucesso.
Giuliano Gemma trabalhou durante sua carreira com atores como Kirk Douglas, Rita Hayworth, Henry Fonda, Florinda Bolkan, Liv Ullman, Philippe Noiret e Catherine Deneuve.