Morre Dra. Ruth, apresentadora que revolucionou o jeito de falar de sexo na TV
Sobrevivente do Holocausto, ela inspirou incontáveis terapeutas a abordar a educação sexual na mídia
Morreu Ruth Westheimer, famosa na televisão norte-americana como Dra. Ruth. Ela tinha 96 anos e morava em Nova York. Na década de 1980, ganhou um programa de rádio de apenas 15 minutos, na madrugada, para falar sobre sexualidade. O sucesso foi instantâneo.
Logo ela recebeu convite para estrear na TV. Continuou a dar conselhos em linguagem simples e bem-humorada. Dizia abertamente que homens e mulheres tinham o direito ao prazer sem culpa. Uma de suas frases mais conhecidas foi a respeito do sexo oral. “Faça de conta que é uma casquinha de sorvete.”
Popular e respeitada, apareceu várias vezes nos talk shows de maior audiência da época. Entrou na lista das pessoas mais interessantes do século XX das revistas ‘Playboy’ e ‘People’. Trabalhou diante das câmeras até 1993, quando decidiu se aposentar. Dedicou-se por alguns anos a um canal no YouTube.
O estilo descontraído de Ruth Westheimer foi copiado por programas ao redor do planeta. Ela deu relevante contribuição para o enfrentamento de tabus, especialmente em relação aos impeditivos do orgasmo feminino.
Nascida na Alemanha, era de família judia ortodoxa. A ascensão do nazismo de Hitler fez seus pais a enviarem para um colégio interno na Suíça. Nunca mais os viu: foram mortos em um campo de concentração.
Na adolescência, Ruth se mudou para a Palestina. Chegou a receber treinamento como franco-atiradora. Aos 20 anos, foi ferida por estilhaços de balas durante um ataque em Jerusalém. A recuperação demorou meses.
Casou-se com um soldado israelense. Em Paris, estudou psicologia na Sorbone. Divorciada, emigrou para Nova York. Obteve um mestrado em sociologia e se tornou doutora em educação. Depois, se especializou em terapia sexual.
Ruth Westheimer teve dois filhos, de casamentos diferentes, e quatro netos. Com menos de 1,60m de altura, sotaque agradável e sempre sorridente, deixa uma legião de admiradores e inúmeros discípulos falando de sexo na televisão.