Morre o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos
O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, em decorrência de um infarto do miocárdio. Ele estava em casa, na cidade de Cotia, em São Paulo, e foi encontrado sozinho na sauna do local.
O assessor de imprensa do artista afirmou que Jair costumava ir à sauna todas as manhãs e que até a noite da última quarta-feira (7), ele estava bem.
O velório será realizado a partir das 19h desta quinta na Assembleia Legislativa de São Paulo. O enterro está marcado para as 11h desta sexta-feira (9), no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi.
Ouça músicas de Jair Rodrigues no Kboing.
Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, começou sua carreira em São Carlos, para onde se mudou com sua família em 1954. Lá, foi crooner e participou como calouro na Rádio São Carlos.
No início da década de 60 o cantor foi tentar a carreira na capital de São Paulo, onde participou de diversos programas de calouro na televisão e chamou atenção ao ficar em primeiro lugar no Programa de Cláudio de Luna. Dois anos depois entrou em estúdio para gravar duas músicas: Brasil Sensacional e Marechal da Vitória, especialmente para a Copa do Mundo.
Seu primeiro álbum intitulado O Samba como Ele É, veio em 1963, mas foi com o segundo trabalho que o sucesso de Jair Rodrigues começou. Em 1964 lançou Vou de Samba Com Você, que trazia a música Deixa Isso pra Lá. A música fez tanto sucesso que Jair passou a ser convidado constantemente para programas de TV, entre eles o Almoço com as Estrelas, da extinta TV Tupi, apresentado por Airton e Lilita Rodrigues.
Em 1965, durante participação no programa O Fino da Bossa, na TV Record, cantou de improviso com Elis Regina, a apresentação deu tão certo que eles passaram a se apresentar frequentemente no programa.
Em 1966, se apresentou em um festival de música cantando a canção Disparada, junto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas, Jair Rodrigues surpreendeu o público com uma interpretação emocionante. A partir deste momento, sua carreira deu um salto e Jair foi só sucesso lançando um álbum por ano.
Interpretou canções como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Sua música ficou conhecida internacionalmente e fez turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa Para Um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.
Em 2002 lançou o disco Intérprete, com produção musical de Jair de Oliveira, seu filho. O trabalho teve diversas participações especiais, inclusive de sua filha, a cantora Luciana Mello. Em A Nova Bossa por Jair Rodrigues, reuniu os clássicos da bossa nova. Em 2005, lançou Alma Negra, com interpretações do melhor do samba. Seu último trabalho foi o CD Samba Mesmo, lançado em abril deste ano.
Relembre e ouça as principais músicas de Jair Rodrigues. Faça o cadastro e aproveite 7 dias inteiramente grátis do Terra Música agora com Napster