Morre Silvio Santos, ‘Rei da TV’ e dono do SBT, aos 93 anos
A informação foi confirmada pelo SBT na manhã deste sábado, 17; não haverá velório
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, morreu na madrugada deste sábado, 17. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, desde o dia 1º deste mês, para tratar um quadro de H1N1, subtipo da influenza A. A informação foi divulgada pelo SBT nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria", disse o SBT em post no X (antigo Twitter).
"Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações", finalizou o comunicado.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
A causa da morte do apresentador foi em decorrência de broncopneumonia após infecção por H1N1, informou boletim médico divulgado pelo hospital.
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda", diz o documento.
Segundo a assessoria de imprensa do SBT, não haverá velório. Será realizada uma cerimônia judaica direto no cemitério, em data e local não informados.
Esse era um desejo do próprio Silvio Santos: "Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação a sua partida: ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”, explica a nota emitida pela família Abravanel.
Como estava a saúde de Silvio Santos?
Em 16 de julho, Silvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein para tratar um quadro de H1N1, um subtipo da influenza A. Na época, a assessoria do SBT negou a informação, mas rumores dos corredores da emissora diziam o oposto. Alguns deles, inclusive, apontavam que o apresentador estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após grande repercussão em torno do assunto, a equipe de comunicação da emissora confirmou a internação e o diagnóstico de H1N1, citando que o apresentador estava bem e sendo medicado. Além disso, à situação, por conta da idade avançada, médicos aproveitaram para realizar alguns exames de rotina. Seis dias depois, ele teve alta.
No dia 1º de agosto, Silvio Santos voltou a ser internado. Dessa vez, a assessoria confirmou a hospitalização e afirmou ser uma visita de rotina para fazer exame de imagem. O apresentador, no entanto, permaneceu na unidade médica sob observação e sendo medicado.
Recluso, irreconhecível e sem amigos: os últimos anos de Silvio Santos
Silvio Santos estava afastado do trabalho em frente às câmeras desde meados de 2022. Patrícia Abravanel estava apresentando o dominical Programa Silvio Santos. Daniela Beyruti, também herdeira, assumiu a presidência do grupo.
Pouco tempo após se afastar, o Homem do Baú declarou que pretendia voltar ao trabalho, mas isso nunca aconteceu. Em novembro de 2023, Cintia Abravanel, comentou o ‘sumiço’ do pai. Segundo contou, Silvio Santos já não era o mesmo e preferia ter uma vida reclusa.
“Ele tem 93 anos. O Silvio Santos que vocês querem está no YouTube. Ele não é mais aquela pessoa. Para ele também está sendo difícil não ser mais aquela pessoa. Ele fala: ‘Não gostei de brincar disso, ficar velho é muito ruim; dói tudo, corpo dói’. Para o lado artístico dele é difícil, ele não veste o corpo velho. E as pessoas não se tocam que aquele Silvio não existe mais”, declarou Cintia ao podcast PodTudo, apresentado por Christina Rocha.
Os amigos também sentiam a ‘ausência’ de Silvio Santos. Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador do clássico A Praça é Nossa, conheceu o apresentador na juventude e, desde então, criaram laços fortes de amizade. Porém, desde seu afastamento da TV, Silvio não estava disposto nem a ter contato com amigos.
"Quando nos conhecemos eu tinha 18 anos, e ele 24. Eu vi o Silvio crescer e se tornar um monstro da comunicação. Eu quero ver o Silvio velho como eu estou, só que não tenho coragem, porque quero guardar dele a imagem do cara dinâmico. Já tentei ir lá [na casa dele] duas vezes, mas eu sei que ele não quer [visitas], que prefere ficar sozinho, então eu respeito. Já liguei duas vezes e não consegui falar. Ele só faz o que quer e fala com quem quer", disse Carlos Alberto de Nóbrega, em declaração ao podcast de Carlos Tramontina.
Silvio Santos: conheça a história do ‘Rei da TV’
Nascido em 1930, no Rio Janeiro, filho de Rebeca e Alberto Abravanel, casal de judeus imigrantes, Silvio Santos teve cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique. Na obra A Fantástica História de Silvio Santos, escrita por Arlindo Silva, o autor retrata que ele teve uma infância repleta de alegria, com muitas brincadeiras, amor e uma parceria bem forte com um dos irmãos, Léo, com quem compartilhava o gosto pelo cinema.
Em 1946, aos 16 anos, era recém-formado técnico em Contabilidade. Na época, o Brasil passava por processo de redemocratização e, por isso, ele resolveu vender capas de plástico para título de eleitor. Como camelô, sua voz chamou atenção das pessoas certas, e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara. Na época, passou pela seleção, mas optou em continuar como ambulante, pois conseguia fazer uma quantia melhor de dinheiro.
Em 1948, serviu ao Exército Brasileiro. No mesmo período, decidiu se dedicar ao rádio. Conseguiu uma vaga na Rádio Mauá acompanhando o programa de Silveira Lima. Pouco tempo depois, passou para a Rádio Tupi, onde ele até chegou a fazer aparições na TV.
Entre pequenas participações e apresentações, Silvio foi ganhando destaque nas telinhas. Seu primeiro programa foi ao ar em 1960, o chamado Vamos Brincar de Forca, transmitido pela TV Paulista, canal 5 de São Paulo. Na época, foi considerado sucesso de audiência.
Ao longo dos anos, teve passagens pelas grandes emissoras, como Rede Globo, Rede Record e TV Tupi, esta sendo a última transmissora que trabalhou sem ser proprietário.
Em 1981, foi ao ar pela primeira vez o Sistema Brasileiro de Televisão. A popularidade que Silvio Santos já tinha conquistado à época, somada com a curiosidade de consumir algo novo, fizeram com que a emissora se destacasse na audiência, o que incomodou a Globo.
Vida pessoal e amorosa
O apresentador sempre foi discreto em relação à sua vida pessoal. Além disso, nos anos 1960, quando ele começou a ganhar destaque na televisão, não era bem visto que artistas fossem casados. A ideia era que eles não perdessem o encanto das admiradoras.
Apesar de evitar o assunto, na época, ele já era casado com Maria Aparecida Abravanel. Eles se conheceram quando o apresentador ainda trabalhava em rádio e se casaram em 1962. Do relacionamento tiveram: Cintía, além de adotar Silvia. Em 1977, Cidinha, como era conhecida, morreu por causa de um câncer.
Em 1981, ele voltou a se casar, desta vez, com Íris Abravanel. Eles já se conheciam desde 1975, mas mantinham apenas relação de amigos. Após a viuvês de Silvio, eles passaram a se relacionar. Do romance vieram outras filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Em 1990, o casal passou por uma breve crise por causa de ciúme, mas reatou em 1992.