Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MP dá 15 dias para Claudia Leitte explicar suposto racismo religioso

Cantora é investigada pelo MP-BA após alteração em música que mencionava orixá; audiência pública está marcada para 27 de janeiro

9 jan 2025 - 00h31
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Eita! Ministério Público marca audiência e dá 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre suposto racismo religioso.
Eita! Ministério Público marca audiência e dá 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre suposto racismo religioso.
Foto: Reprodução, Instagram / Purepeople

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu início a uma investigação que coloca Claudia Leitte no centro de uma controvérsia sobre racismo religioso. A polêmica começou após a cantora substituir, em suas apresentações, um verso da música "Caranguejo" - "Saudando a rainha Iemanjá" - por "Eu canto meu Rei Yeshua", referência a Jesus em hebraico. 

A mudança, adotada desde 2014, quando Claudia se converteu ao cristianismo evangélico, reacendeu debates sobre respeito às tradições afro-brasileiras e o impacto de ações culturais de artistas com grande alcance público. 

A investigação

Segundo o g1, a denúncia foi apresentada ao MP-BA pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). De acordo com a promotoria, o inquérito apura a possível "violação de bens culturais" e discriminação contra comunidades religiosas de matriz africana. 

A promotora Lívia Sant'Anna Vaz, responsável pelo caso, convocou uma audiência pública para o dia 27 de janeiro, em Salvador, onde a artista e os compositores da música serão ouvidos.

Claudia Leitte tem 15 dias para apresentar sua defesa oficial, mas, até o momento, a cantora declarou em coletiva de imprensa que "racismo é uma pauta para ser discutida com seriedade, não de forma superficial". Durante o Festival Virada Salvador, optou por não incluir a música em sua apresentação, o que foi interpretado por alguns como uma tentativa de suavizar os impactos da controvérsia.

Claudia Leitte recebeu diversa...

Veja mais

Matérias relacionadas

Aos 15 anos, Davi, filho de Claudia Leitte faz aparição rara e mudança radical no cabelo impressiona. Veja fotos!

'Extremamente surpresa e abalada': ex-mulher de Luiz Henrique, jogador do Botafogo, se manifesta sobre suposta investigação de extorsão

Claudia Leitte toma atitude drástica em show após ser denunciada por racismo religioso

'Sobre a cor da minha pele': Jordan Chiles reflete sobre racismo após decisão polêmica que lhe tirou a medalha das Olimpíadas

'Baila Vini Jr.' terá três dias de comemoração, abadá e show de Ludmilla: tudo sobre a festa milionária dos 24 anos do jogador!

Purepeople
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade