Mulher de Faustão comemora um mês do transplante: 'Segunda chance'
Luciana Cardoso compartilhou vídeo produzido pelo Ministério da Saúde que incentiva a doação de órgãos
A esposa de Faustão, Luciana Cardoso, usou as redes sociais para celebrar o primeiro mês do transplante de coração do apresentador. A publicação foi feita na quarta-feira, 27, data em que é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, criada com o propósito de incentivar a causa.
Em seu perfil oficial no Instagram, Luciana compartilhou um vídeo produzido pelo Ministério da Saúde e estrelado pelo ator Marcos Frota: "Se o seu familiar informou que quer ser um doador, faça a diferença e ofereça uma segunda chance para quem aguarda na fila de espera pelo transplante", diz o vídeo.
Na legenda da publicação, Luciana ainda falou sobre a 'segunda chance' para sua família: "Hoje faz 1 mês que a nossa família recebeu uma segunda chance. Obrigada a todas as famílias doadoras por esse ato de amor e solidariedade", escreveu.
Por que Faustão recebeu coração tão rápido?
O apresentador Fausto Silva conseguiu receber um novo coração no domingo, 27 de agosto, depois da equipe de um outro paciente recusar o órgão. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
• FAUSTÃO ERA PRIORIDADE: Doze pacientes aguardavam na fila. Desse total, quatro eram casos prioritários, e o apresentador se encaixava em um deles. Faustão ocupava o 2º lugar na fila de prioridade.
• FAUSTÃO FUROU FILA? Especulações na internet de que Faustão teria "furado a fila" para receber o novo órgão fez com que o Ministério da Saúde esclarecesse que o apresentador foi priorizado em razão de seu estado muito grave de saúde.
• QUANTO TEMPO FAUSTÃO FICOU NA FILA: Luciana Cardoso contou que o marido esperou 20 dias para receber um novo coração. "Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto", escreveu ela em carta aberta.
• COMO FOI A CIRURGIA DE FAUSTÃO: O apresentador foi operado ainda na tarde de domingo, depois de o Hospital Israelita Albert Einstein ter sido acionado na madrugada para avaliar a compatibilidade do órgão. A cirurgia durou cerca de 2h30 e foi bem sucedida.