Namorada de Felipe Neto rebate críticas de que teria sido racista com Neymar
Fãs começaram ataques após Juliane usar meme de macaco para reagir a uma notícia
A namorada de Felipe Neto, Juliane Carvalho, se pronunciou no sábado, 19, sobre as acusações de racismo contra Neymar Jr. que vem recebendo no X, o antigo Twitter.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O imbróglio começou mais cedo, ainda no sábado, 19, quando Juliane republicou uma postagem em que uma página de futebol reclamava sobre o fato de Neymar Jr. estar lesionado novamente. Ao receber críticas dos fãs do jogador, a namorada de Felipe Neto respondeu com um meme de um macaco com a legenda: "Por mim".
A imagem, que retrata um animal preguiçoso, costuma ser usada para simbolizar indiferença. Entretanto, seguidores do atleta interpretaram a situação como um ataque racista e começaram a bombardear o perfil de Juliane Carvalho com comentários.
Após repercussão em torno do assunto, a influenciadora resolveu se manifestar. Na ocasião, ela escolheu responder a uma seguidora para reforçar suas intenções no post.
“Pior que essa página fez esse post sensacionalista e os doidos dos fãs do 'desquerido' estão falando de racismo nos comentários”, apontou uma seguidora de Juliane, ao que ela respondeu: “Não vou me dar nem ao trabalho de rebater, porque eu cito essa foto em tudo, porque, claramente, a graça é o 'por mim' e a posição do macaco, de não estar nem aí”.
Após algumas horas, Juliane Carvalho decidiu excluir a postagem em crítica a Neymar.
Neymar se considera negro?
Em 2014, o jogador de futebol dividiu opiniões ao falar sobre o assunto. Questionado, em coletiva de imprensa, se já havia sofrido racismo, ele afirmou que não se considerava uma pessoa negra. “Nunca [fui vítima de racismo]. Nem dentro nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?”.
A declaração de Neymar Jr. pegou muitos fãs e torcedores de surpresa. Na época, muito foi debatido em torno do assunto. Alguns jornalistas chegaram a questionar se a fala do atleta era embasada em desinformação ou questões e problemas pessoais.
Quase dez anos depois, o jogador voltou a falar sobre o tema na imprensa. Desta vez, afirmou que se considerava negro e que deveria ter assumido isso há tempos. “Sou negro, filho de negro, neto e bisneto de negro. Tenho orgulho e não me vejo diferente de ninguém”, disse ele, em comunicado à imprensa.