Não dorme? Entenda a condição que faz Klebber Toledo 'não gostar' de dormir
Klebber Toledo 'não gosta' de dormir e recentemente disse que, se pudesse, nem mesmo descansaria; entenda essa condição
Recentemente, os fãs relembraram que o ator Klebber Toledo "não gosta" de dormir. Pois é, apesar do sono ser essencial para a nossa vida, o marido de Camila Queiroz já chegou a dizer que, se pudesse, nem mesmo descansaria. Mas por que algumas pessoas apresentam esse tipo de comportamento? A médica Isabel Braga, autora do livro Noites de Renovação, explica o motivo por trás da privação do sono.
Não gosta de dormir?
Em entrevista à jornalista Mari Palma, no vídeocast Na Palma da Mari, que estará nas plataformas da CNN POP, Toledo disse que o sono gasta seu tempo: "Eu amo viver a noite, eu detesto dormir, se eu pudesse eu não dormiria. Eu falo: 'Deus, pelo amor de Deus, para que a gente tem que dormir?' Olha o tempo que consome da nossa vida dormir, não dá, não dá", declarou.
Segundo a especialista, se privar do sono pode causar problemas gravíssimos: "[...] Pode desencadear o bruxismo, os pesadelos e a insônia". Além de, claro, fazer-se necessário o uso de medicamentos para dormir, como Clonazepam e Zolpidem.
O perigo dos remédios
Medicamentos fortes para incitar o sono podem levar o paciente a estados indesejáveis. Portanto, é ideal pensar em vias mais naturais antes de utilizar um remédio forte. "Diversas substâncias têm ação GABAérgica, como chá de camomila (Por conter o flavonoide apigenina), valeriana, álcool, benzodiazepínicos [...] considerados a nova geração de medicamentos para insônia, embora não tratem a causa e estejam se multiplicando relatos em todo o globo de pacientes que se levantaram e executaram atividades (como abrir o Tinder e comprar um piano de cauda), quando acreditavam estar dormindo", explicou Isabel Braga.
Problemas graves!
Além de tudo isso, ficar sem sono pode causar consequências ainda mais pesadas. "A privação de sono pode levar a erros críticos, tais quais acidentes de trânsito e desastres nucleares (exemplo de Chernobyl) e aborda a relação entre não dormir bem e a vulnerabilidade humana, como o impacto das longas jornadas de trabalho", disse.