Nas redes sociais, artistas e fãs deixam mensagens de carinho para a atriz Elizangela
Fãs também relembram declarações polêmicas da atriz sobre a vacinação contra a covid-19
A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro morreu de infarto aos 68 anos, nesta sexta-feira, 4, em Guapimirim, no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, artistas como Solange Couto, Lúcio Mauro Filho, Glória Perez e Paula Burlamaqui homenagearam a atriz.
Glória Perez, autora de novelas e amiga da atriz, prestou homenagem postando uma foto de Elizângela sorrindo. “Amiga, inteligente, divertida, aquela atriz visceral, sonho de qualquer autor: vestia sem medo nem pudor a pele das personagens. Estou sem palavras “, escreveu Glória em um post.
Em um post no Instagram, o ator Lúcio Mauro Filho escreveu: “Brilhou na primeira novela que assisti, “Locomotivas” e seu personagem virou um sinônimo de menina rica, patricinha. Brilhou da infância até os dias de hoje, uma carreira marcada pela leveza e o talento. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores desta grande atriz. Bom descanso Elizângela!” .
No último post publicado por Elizangela em seu perfil no Instagram, em 12 de outubro, artistas, personalidades e políticos deixaram comentários lamentando a morte da atriz.
“Descanse em paz, meus sentimentos para toda família e fãs”, comentou a atriz Solange Couto. “Que dor! Descanse em paz, minha amiga! Um dia nos encontraremos na eternidade!”, escreveu o deputado federal e ex-ator Mario Frias.
Fãs da atriz relembram sua trajetória na dramaturgia e também deixaram mensagens de carinho para a atriz nas redes. Emocionada, uma internauta escreveu: “ Minha mãe se estivesse aqui estaria sentindo pela morte dela, minha mãe era fã dela, colocou o nome da minha irmã de Elizangela por causa dela”.
Outra fã publicou: “Não acreditooooooooo, só lembro dela sendo a mãe da bibi perigosa”. Outros internautas, mais críticos, relembraram polêmicas ditas pela atriz na época da pandemia. “Como atriz era perfeita! Vários papéis icônicos. Mas com saúde não se brinca. Se tivesse tomado as doses da vacina, poderia ter se recuperado bem”, escreveu um internauta em uma publicação sobre o anúncio de da morte da atriz.
Na época da pandemia, Elizangela foi severamente criticada ao comparar vacinação a “estupro”. Apesar de vários colegas de novelas terem morrido por covid-19, a atriz decidiu fazer uma campanha contra a vacinação.
Na ocasião, ela publicou a foto de uma injeção sendo aplicada em um braço, acompanhada do texto "penetração forçada sem consentimento é estupro". Para completar, legendou, ironizando um slogan feminista: "Meu corpo, minhas regras".
Morte da atriz
De acordo com a Prefeitura de Guapimirim, no Rio de Janeiro, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello por causa de uma parada cardiorrespiratória após ser atendida pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Houve tentativas de reanimá-la durante o translado e já no hospital, mas ela não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Guapimirim lamentou a morte da atriz. "Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizângela. Na primeira, Elizângela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade", informou.
Carreira
A atriz, nascida em 1954 no Rio de Janeiro, possui uma extensa carreira na televisão brasileira. Começou como atriz aos 7 anos, trabalhando em programas de TV ao vivo. Ao longo dos anos, participou de várias novelas, programas de variedades e teleteatros, consolidando-se como uma das figuras mais conhecidas da televisão brasileira.
Elizangela também trabalhou como cantora e lançou uma música de sucesso em 1979. Sua carreira inclui participações em programas humorísticos e novelas de diferentes gêneros, destacando-se por sua versatilidade e talento como atriz. Ela trabalhou em diversas produções da TV Globo e também em outras emissoras.
Seu papel mais recente foi em A Dona do Pedaço (2019), de Walcyr Carrasco. A atriz teve uma participação especial na novela, contribuindo para enriquecer a trama com seu talento.