No "Dia Mundial do Vitiligo", conheça os famosos que convivem com a doença
No Instagram, a modelo canadense Winnie Harlow conscientiza os seguidores sobre a desordem de pigmentação da pele
Sem causa definida, os estudos indicam que o vitiligo é uma doença onde há uma relação com alterações auto imunes, muitas vezes engatilhada pelos traumas emocionais.
Com o objetivo de conscientizar e a informar a população sobre como a desordem de pigmentação da pele, impacta diretamente na autoestime do paciente, celebra-se nesta sexta-feira (25), o "Dia Mundial do Vitiligo".
De acordo com a dermatologista Eduarda Porello, o diagnóstico clínico surge após a aparição de manchas brancas na pele que, na maioria das vez, não costumam coçar e nem doer. Em casos de dúvida depois dos exames, ainda é possível realizar uma biópsia da pele para verificar se existe a ausência completa de melanina, ou seja, pigmento que dá cor à pele.
"O tratamento visa estabilizar o quadro, melhorando a pigmentação das machas que já apareceram e impedir que aumentem. É recomendado que os pacientes com vitiligo evitem situações de estresse emocional e não usem roupas apertadas que causem atrito", explica a profissional em entrevista ao site Saúde em Dia.
Relembre 5 famosos portadores da doença:
Winnie Harlow
A modelo canadense transformou sua história em inspiração e boas doses de superação. Nas redes sociais, ela usa a fama para conscientizar a população e minimizar todo o preconceito sofrido por aqueles que são afetados pela doença.
Sophia Alckmin
Em 2017, a filha de Geraldo Alckmin, publicou em seu perfil no Instagram uma foto da mão para mostrar que convivia com o vitiligo e não se envergonhava disso. De acordo com ela, a doença havia se manifestou há dois anos, no período em que perdeu o irmão, Thomaz, em um acidente de helicóptero.
Luiza Brunet
A modelo sofre com o vitiligo desde os dois anos de idade, mas ao longo da vida aprendeu a conviver com a doença após diversos tratamentos alternativos sem grandes resultados. Hoje, Luiza camufla as manchas com maquiagem.
Jon Hamm
Em entrevista à Rolling Stone, o ator Jon Hamm disse que sofre de vitiligo causado por estresse, após toda a pressão sofrida para estrelar na série "Mad Men", aclamada pela crítica e vencedora do Emmy por três anos consecutivos.
Michael Jackson
Impossível terminar essa matéria sem falar de um dos casos mais conhecidos no mundo. Michael Jackson, o astro do pop afirmava sofrer da doença e à ela, atribuiua os procedimentos que alteraram completamente o seu tom de pele.
Colaboração: Dra. Eduarda Porello, médica especialista em dermatologia da Clinica Vive La Vie, em entrevista ao site Saúde em Dia.