O bairro do 'rei': 6 lugares para visitar perto da casa de Roberto Carlos
Copacabana? Ipanema? Leblon? Barra? Não. O mundo do maior ídolo da música romântica fica na Urca
“Se alguém me seguir / Terá que sorrir / Verá que eu não minto / Verá o que sinto”, canta Roberto Carlos em ‘Eu só tenho um caminho’, música gravada em 1971.
A vida o levou para a Urca, bairro bucólico do Rio de Janeiro. Em 1980, ele se instalou na cobertura do Edifício Golden Bay, no número 818 da Avenida Portugal.
O endereço é conhecido por todos os fãs e moradores da região. “A Urca protege o Roberto”, dizia Ivone Kassu, assessora de imprensa e amiga do cantor por mais de 40 anos. Ela morreu em 2022.
Quem passa diante do prédio do artista pode flagrar alguém parado a olhar para cima, com esperança de vê-lo na varanda.
Há quem circule pelas ruas do bairro atento ao trânsito. É mais comum do que se pensa ver Roberto Carlos ao volante de um de seus carros de luxo. Quando ele usa um conversível, anda de capota aberta.
Tão carismático quanto misterioso, o ídolo romântico virou uma atração da Urca. Ao redor dele, existem lugares interessantes para visitar.
Paróquia Nossa Senhora do Brasil – Fica na mesma calçada da casa de Roberto Carlos, a cerca de 30 metros. O belo prédio em estilo neocolonial hispânico foi inaugurado em 1933. Há vitrais com cenas da história do país.
A imagem da Virgem Maria ocupa o centro da nave. Na parte inferior da igreja há uma cripta dedicada a Santa Terezinha. O cantor é um frequentador assíduo das missas dominicais. Ao sair pela porta principal, repare na imagem de São Pedro, o padroeiro dos pescadores, instalada numa pedra na Baía de Guanabara.
Mureta da Urca – Mais adiante, ainda na Av. Portugal, está o ponto de encontro onde moradores e turistas ficam sentados, geralmente tomando cerveja comprada em bares próximos.
O apinhado de gente assiste ao pôr do sol. Dali, se vê o Cristo Redentor, o vai e vem de barcos e a aproximação de aviões que pousarão no Santos Dumont.
Rosa dos Ventos da Urca – Na sequência existe uma pequena praça onde era o antigo ancoradouro das barcas. O chão é formado por mosaico de pedras que forma a representação dos quatro pontos cardeais usados para localização.
Praias Vermelha e da Urca - Do lado oposto ao prédio de Roberto Carlos ficam as duas praias do bairro. A frequência costuma ser tranquila. São muito procuradas por famílias com crianças. Ali também há uma mureta onde as pessoas ficam para contemplar a paisagem.
Fortaleza de São João - A construção de 1565 marca o local onde o militar português Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. Outros fortes foram levantados ao redor. É um verdadeiro sítio arqueológico onde o visitante faz uma viagem no tempo. Turistas gostam de fazer fotos ao lado dos antigos canhões. Visitação apenas com agendamento: sitiohistorico.fsj@gmail.com.
Bondinho do Pão de Açúcar - A grande atração da Urca é, sem dúvida, a Estação do Teleférico, onde se embarca no bondinho para ir até o Morro do Pão de Açúcar. A viagem oferece uma das vistas mais bonitas do planeta.