Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que aconteceu com o filho de Lindsay Dewey? Saiba como evitar acidentes com bebês

Filho de Lindsay Dewey morreu com apenas 1 ano e meio após um acidente doméstico; especialista em desenvolvimento infantil Telma Abrahão orienta pais

2 abr 2025 - 12h43
(atualizado em 7/4/2025 às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O que aconteceu com o filho de Lindsay Dewey? Saiba como evitar acidentes com bebês
O que aconteceu com o filho de Lindsay Dewey? Saiba como evitar acidentes com bebês
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

A influenciadora americana Lindsay Dewey usou suas redes sociais para comunicar uma tragédia que tirou a vida de seu filho mais novo, Reed, de apenas 22 meses. Um espelho caiu em cima do bebê na casa da família, o que o fez ficar em coma por alguns dias até que foi constatado a morte cerebral do garotinho de 1 ano e meio. A história da criadora de conteúdo levanta a necessidade de conscientizar pais ao redor do mundo sobre a segurança de seus filhos em casa.

Por isso, a neurocientista e especialista em desenvolvimento infantil Telma Abrão conversou com a Contigo! a respeito da necessidade de reforçar a proteção dos pequenos dentro e fora de casa. A especialista se compadeceu pela família de Lindsay e comentou que incidentes como o dela são mais comuns do que imaginamos: "Acidentes domésticos são uma das principais causas de morte entre crianças pequenas. E, infelizmente, muitas vezes, a gente não imagina que objetos aparentemente inofensivos, como espelhos, móveis ou até cortinas, possam representar risco".

O que acontece na mente da criança?

Telma explica que nos primeiros anos de vida as crianças estão em um processo de desenvolvimento muito acelerado: "É uma fase marcada por grandes avanços motores — elas começam a andar, correr, escalar — mas ainda não têm maturidade cerebral para avaliar riscos ou calcular consequências. O córtex pré-frontal, responsável pelo controle dos impulsos, atenção e julgamento, ainda está imaturo, o que significa que a criança age por impulso, guiada pela curiosidade natural e pelo instinto de exploração".

O que fazer para evitar acidentes?

Abrão recomendou uma lista de afazeres para evitar tragédias como a do pequeno Reed:

  • Fixar espelhos, prateleiras e móveis pesados com suporte adequado à parede
  • Usar travas de segurança em gavetas e portas
  • Evitar deixar objetos pesados em cima de móveis que a criança possa escalar
  • Colocar protetores de quina, tapetes antiderrapantes e barreiras em escadas
  • Sempre supervisionar de perto: em poucos segundos, um acidente pode acontecer

"Esse momento é de luto e respeito. Mas também é um chamado urgente à conscientização. Que a dor dessa família não tenha sido em vão. Que possamos, como sociedade, nos responsabilizar mais pela proteção das nossas crianças, dentro e fora de casa", lamentou a especialista.

Leia mais: Criança de 7 anos sofre descarga elétrica ao brincar perto de fiação

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade