Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que Maíra Cardi tem? Influenciadora pode correr riscos severos na saúde; veja

Pelo que Maíra Cardi está passando? Confira análise do psicólogo Alexander Bez; veja

26 mar 2025 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários
O que Maíra Cardi tem? Influenciadora pode correr riscos severos na saúde; veja
O que Maíra Cardi tem? Influenciadora pode correr riscos severos na saúde; veja
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

A influenciadora Maíra Cardi comentou nas redes sociais que está passando por um momento tenso em sua saúde: a falta do sono. "Eu tenho um pilar muito comprometido, que é o do sono. Eu perdi os movimentos das pernas e fiquei paralisada da perna pra baixo porque tive um problema na coluna. Meu sono ainda é ruim, não consigo ter um sono profundo", disse ela em seu TikTok nesta semana. Mas você sabe o que isso pode causar?

A importância do sono

Segundo o psicólogo Alexander Bez, o sono não só ajuda na nossa saúde física, mas também na mental: "Essa atividade orgânica é de extrema importância, sendo não apenas essencial, mas também fundamental para a manutenção da nossa saúde. Vale ressaltar que o sono tem uma função reguladora no organismo, promovendo uma melhor homeostase. Ele não atua apenas no aspecto físico, mas também no psicológico e no emocional".

Ficar sem dormir, portanto, pode afetar diretamente nossas emoções. "Psicologicamente, o sono tem uma ligação direta com o humor, sendo essencial para mantê-lo equilibrado. Além disso, influencia diretamente na disposição e na criatividade", explicou o profissional, que dedicou um capítulo inteiro ao sono em seu livro 'A Magia da Beleza Feminina'.

O que nos tira o sono?

São diversos os motivos para a perda do sono. No caso da influencer, a insônia está ligada a dor cervical. "A dor física, como no caso de Maíra Cardi, é um fator justificável para a perda do sono. Primeiro, pela própria condição orgânica da dor; segundo, pela preocupação emocional com o problema, que se estende ao psicológico. Preocupações impedem um sono saudável, causando o que chamamos de privação do sono", disse Bez. "Essa condição deve ser tratada primeiramente do ponto de vista fisiológico, seguida do suporte emocional. O uso de medicações, a psicoterapia e a prática da Higiene do Sono são recomendados para recuperar a qualidade do descanso".

Além de dores físicas, há outros fatores que podem influenciar na insonia: "A privação do sono está associada a diversas condições fisiológicas, como problemas renais, obesidade, dor crônica, distúrbios neurológicos, redução da libido e doenças cardiovasculares. Além disso, pode causar transtornos depressivos, ansiedade e dificuldades cognitivas, como falta de atenção e perda de memória".

Efeitos físicos

Ficar sem dormir afeta nosso psicológico, mas também é preciso se atentar as consequências fisiológicas. "A ausência de um sono profundo enfraquece o organismo, tornando-o mais suscetível a doenças e limitando sua capacidade de recuperação. No entanto, a privação do sono também pode estar relacionada a dores físicas ou ao período pós-operatório, impossibilitando a pessoa de dormir devido a essa condição", explicou.

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade