O rei com câncer: avô de Charles morreu da doença aos 56 anos e Elizabeth ascendeu
Recomendação médica deve impedir o monarca de comparecer a um importante compromisso em março
Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, a morte de George VI completa 72 anos. O então rei morreu dormindo aos 56 anos, de uma trombose em artéria do coração relacionada ao câncer de pulmão. Sua saúde estava fragilidade havia tempos.
Às vésperas da data que marcou a ascensão da princesa herdeira Elizabeth em rainha, o Palácio de Buckingham anunciou que Charles III está com câncer. Não deu detalhes sobre a doença. O monarca tem 75 anos.
Ele ascendeu ao trono em 8 de setembro de 2022, quando sua mãe morreu de causas naturais aos 96 anos. A coroação do novo soberano da dinastia Windsor aconteceu em 6 de maio do ano passado.
O comunicado do diagnóstico de câncer de Charles III acontece dez dias após a cirurgia para correção de uma anomalia na próstata. Em aparição pública depois da alta hospitalar do marido, a rainha consorte Camilla disse a súbitos que ele estava bem.
Por recomendação médica, o rei se afastará das atividades públicas. A primeira ausência relevante deve ser no culto do Dia da Commonwealth, a comunidade britânica de nações, em 11 de março na Abadia de Westminster, em Londres. Por enquanto, ele continuará a despachar com o primeiro-ministro Rishi Sunak na audiência semanal no palácio.