Pancreatite mata? Entenda doença que levou marido de Kardashian para hospital
Segundo o site TMZ, o músico Travis Barker, do Blink-182, foi internado na manhã de terça-feira, 28, após inflamação
O músico Travis Barker, que recentemente se casou com a influencer Kourtney Kardashian, foi internado no Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, nos Estados Unidos, na manhã de terça-feira, 28. Segundo o site TMZ, a internação foi motivada por uma pancreatite.
Como o nome já sugere, a doença é uma inflamação do pâncreas e geralmente está associada a pedras na vesícula. A explicação é do cirurgião Gustavo Patury, especialista em aparelho digestivo.
"As pedras vão parar no colédoco, duto que transporta a bile, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas, onde ocorre a inflamação", diz o médico.
O que causa pancreatite?
A ingestão de bebida alcoólica pode ser uma das principais causas da pancreatite. Além disso, o tabagismo e o uso de alguns medicamentos também podem influenciar no desenvolvimento da inflamação.
"O uso indiscriminado de corticóides e antibióticos pode resultar em uma pancreatite. Nos últimos dois anos a Covid-19 também se apresentou como problema, seja pelo resultado da própria doença, seja pelo uso dos medicamentos para trata-lá", acrescenta Patury.
Quais são os sintomas da pancreatite?
Os principais sintomas da pancreatite são dor intensa na parte superior da barriga, que geralmente vai para as costas; inchaço, desconforto abdominal, náuseas, vômito, perda de apetite e diarreia. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue e de tomografia.
A pancreatite pode matar?
Sim, mas não diretamente. A pancreatite aguda grave pode causar desidratação e pressão baixa. Com isso, coração, pulmões ou rins podem falhar. Se houver hemorragia no pâncreas, o paciente pode evoluir para choque e até mesmo morte.
Como é feito o tratamento da pancreatite?
O cirurgião Gustavo Patury explica que o tratamento não é simples, visto que não existe ainda uma medicação específica para tratar a pancreatite. Normalmente, a abordagem adotada é o jejum pancreático, no qual o paciente não pode beber nem comer nada, pois tudo que ele ingere aumenta a produção das enzimas que causam a inflamação.
Além disso, são ministrados remédios para controlar a dor e combater a infecção. Em alguns casos é necessária uma cirurgia no pâncreas.
Como prevenir a pancreatite?
O passo principal para evitar uma pancreatite é manter um estilo de vida equilibrado.
"Uma dieta regular, alimentação rica em fibras, uso moderado de bebida alcoólica, evitar o cigarro e a automedicação", orienta o especialista.
*Com edição de Estela Marques.