Patrícia Poeta perde processo contra jornalista de Sônia Abrão
A apresentadora do 'Encontro' processou o jornalista Alessandro Lo-Bianco, que integra a equipe do 'A Tarde é Sua'
A apresentadora Patrícia Poeta perdeu um processo contra o também jornalista Alessandro Lo-Bianco, em que ela o acusava por calúnia e difamação. A decisão, publicada nesta terça-feira, 23, "absolve sumariamente" o jornalista do programa A Tarde é Sua, comandado por Sônia Abrão.
No processo, Patrícia citava falas de Lo-Bianco sobre sua postura no comando do Encontro, além de situações que, segundo ele, teriam acontecido nos bastidores do programa.
Lo-Bianco disse, em rede nacional, que Patrícia "foi embora" da Globo "dando chilique" e pedindo "a cabeça" de um diretor que teria exibido uma pessoa dormindo na plateia do Encontro.
Em outra fala, o jornalista se referiu ao apresentador Manoel Soares, ex-colega de Patrícia Poeta. Na ocasião, as polêmicas entre os dois eram rotineiras, e Lo-Bianco saiu em defesa do apresentador.
"Já está na hora da emissora livrar o Manoel dessa humilhação, dessa violência psicológica", afirmou.
A juiza Ana Claudia dos Santos Sillas, porém, não considerou que houve motivos para figurar as falas como calúnia, injúria ou difamação. Isso porque, segundo ela, tal leitura poderia configurar no silenciamento da atividade jornalística.
"Verifica-se que o caso vertente expressa hipótese de crítica jornalística, ainda que grosseira. Por tal razão, a conduta reveste-se do livre exercício de atividade profissional, convolando-se, assim, em lícita", diz trecho da decisão.
A juiza considera ainda que o fato de Patrícia Poeta ser uma pessoa pública a torna exposta a críticas e elogios de terceiros.
O Terra não conseguiu contato com a assessoria da jornalista, mas o espaço permanece aberto para um posicionamento.